TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Salvador E Região Metropolitana

Ensaios: Salvador E Região Metropolitana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

A construção civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, exatamente por esse motivo que o sindicato da indústria da construção civil de São Paulo (SINDUSCON-SP, 2005) fixou diretrizes que pudessem nortear as questões ambientais neste âmbito, uma vez que a construção civil tem sido responsável pela geração de resíduos e na modificação da paisagem natural. Por conta disso, a questão ambiental tem sido cada vez mais discutida no mundo inteiro, evidenciando que, atualmente, a conservação do meio ambiente tornou-se um dos maiores desafios a serem enfrentados pela humanidade na busca do desenvolvimento sustentável (MOTA, 2006).

Segundo Silva (2006) a indústria da construção, particularmente a construção, operação e demolição de edifício, provavelmente representa a atividade humana com maior impacto sobre o meio ambiente. Diante deste cenário têm sido levantadas estratégias que possibilitem o uso eficiente dos recursos não renováveis. economia de energia e redução de resíduos de construção, em especial, vêm sendo estimuladas por agências governamentais, instituições de pesquisa e pelo setor privado de diversos países.

O setor da construção civil, que pode ser definido como os diversos tipos de obras e serviços realizados nas áreas de edificações residenciais, edificações comerciais, plantas industriais, rodovias, pontes e túneis, redes de distribuição de água, barragens e represas para geração de energia elétrica e instalações elétricas e de telecomunicações (IBGE, 2004).

Com toda dimensão desse setor produtivo, é importante salientar um grande desafio: como conciliar uma atividade produtiva desta magnitude com as condições que conduzam a um desenvolvimento sustentável consciente, menos agressivo ao meio ambiente? É uma pergunta, embora antiga, ainda sem respostas satisfatórias. Sem dúvida, por ser uma questão bastante complexa, requer grandes mudanças culturais e ampla conscientização (SINDUSCON-SP, 2005).

Verificando que um dos grandes problemas do mundo atual é a escassez dos recursos naturais, embora o Brasil seja abundante em vários recursos cabe salientar que é possível a utilização destes recursos de forma consciente e sustentável e assim poder ser feita o uso de forma ordeira para que as futuras gerações possam ser providas desses recursos, assim como diz o conceito de desenvolvimento sustentável pela agenda 21 para a construção sustentável, que prega o reduzir, reciclar, reutilizar por todas as esferas da sociedade (PESSOA, 2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com