TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sarau Literario

Artigo: Sarau Literario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 8

SÍNTESE SOBRE O TEMA

“Para a realização de tais projetos educacionais, são desejáveis diversas parcerias formadas entre professores responsáveis pelas várias disciplinas. Sem perder a clareza das especificidades de cada uma delas, é possível ousar contatos entre as suas diversas fronteiras de conhecimento e entrelaçá-las quando a serviço do alargamento cultural dos alunos. Trata-se de momentos de disciplinaridades ou de trânsitos entre fronteiras de conhecimentos, objetivando uma educação transformadora e responsável, preocupada com a formação e identidade do cidadão.”

(Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio, cit., p.172).

O projeto Visa conhecer os processos históricos que expliquem os nomes das ruas e bairros do município de Alagoinhas, justificando suas heranças culturais, e as organizações governamentais e não governamentais existentes que representam indicadores aos interesses e direitos da comunidade, abrindo perspectivas de desenvolvimento sociocultural e educacional do município.

DESCRIÇÃO

Participantes – Turmas do 9 º ano do Ensino Fundamental – Turno Matutino (antiga 8ª série) – Dada a complexidade das atividades dos alunos da faixa etária entre 13 a 15 anos estão mais familiarizados com os aparelhos tecnológicos a serem usados na execução do projeto.

Cronograma – Todo o trabalho será desenvolvido em 20 horas/aula, subdividido em 3 fases :

1ª fase – Preparação – 08 horas/aula

2ª fase – Desenvolvimento – 06 horas/aula

3ª fase – Apresentação – 06 horas/aula

Sensibilização:

Como sensibilização para a iniciação do projeto será feito um desafio aos alunos: Puxando pela memória, escrever textos sobre suas vidas, a história do nome, significado do nome, as lembranças da infância, dos lugares de origem, sua biografia, para serem sorteados e lidos na sala.

A atividade será desenvolvida principalmente em casa. A participação dos pais, parentes ou responsáveis será fundamental. Será feita uma exposição num cordel das biografias de todos.

JUSTIFICATIVA

Este projeto busca desenvolver um conjunto de saberes no campo da cultura através da compensação da relações entre a coletividade atual e outras coletividades de outros tempos e espaços, bem como a percepção das transformações pelas quais passaram o município onde o aluno vive. Nessas duas dimensões, fizemos este projeto para instigar a curiosidade e o conhecimento sobre a cidade, revelando as personalidades célebres e suas trajetórias culturais, marcando para sempre as suas contribuições políticas, sociais, culturais, econômicas e humanas para o município.

FUNDAMENTAÇÃO:

Hoje, em uma nova concepção, dá-se prioridade ao contexto sócio – histórico e cultural dos indivíduos, considerando todas as dimensões, procurando entender as manifestações humanas enquanto expressão de uma cultura viva, que nos integra ao ambiente, à sociedade. Vê-se, portanto, o aluno como ser integral, numa permanente busca de uma maior consciência de si mesmo em uma teia de relações sociais. Faz necessário um trabalho pedagógico que traga as dimensões intelectual e emocional, em estreita conexão com o mundo da cultura e da sociedade.

Em síntese, considera-se importante apontar para uma nova prática pedagógica, a partir de uma perspectiva transformadora, em que o professor se torna um mediador entre o aluno e o seu processo de conhecimento de si, do outro, do espaço onde se insere. Ele, portanto, integra ao processo de ensino da disciplina os aspectos intelectuais e afetivos como linguagem, a partir de dinâmicas que descentralizem a direção dos trabalhos, conduzindo o aluno ao exercício da cidadania no mundo do trabalho, do lazer e da vida, favorecendo autonomia e consequentemente, a liberdade das relações que são construídas no convívio social.

MÉTODO

A intenção é que os alunos trabalhem de forma integrada e estabeleçam relações apoiadas na realidade de cada um. As atividades contemplarão atividades variadas, nas quais todos possam expressar suas opiniões e emoções, descobrir e desenvolver suas habilidades, usar criatividade, a expressão oral, escrita e os meios tecnológicos. Portanto, é necessário valorizar a experiência, o estilo individual e incorporar o conhecimento e as expectativas do grupo.

Todo projeto terá como ponto norteador a pesquisa, que é inerente ao ser humano, logo, pesquisar é um meio de, no mínimo, provocar a curiosidade do aluno. Do ponto de vista da aprendizagem, esta é uma tarefa das mais produtivas, uma vez que ela dá oportunidade ao aluno de fazer o estudo, o aprofundamento dos conteúdos, a problematização de temas, enfim, o exercício de várias habilidades voltadas à solução de problemas.

A articulação interdisciplinar, pode ser construídas a partir do Projeto Político Pedagógico da Escola ou da necessidade de responder a uma questão que requisite os conhecimentos das áreas.

Dessa forma, há que se considerar a necessidade de trabalhar os conhecimentos que venham fortalecer a relação de compreensão do aluno sobre o meio em que vive, enfatizando as conexões e as redes conceituais interdisciplinares.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Todas as atividades desenvolvidas serão articuladas interdisciplinarmente através de outros projetos multiculturais: semanas de artes, semanas de ciências, entre outras possibilidades como também projetos de estudo mais específicos ou projetos de intervenção na comunidade.

Os diversos ambientes da escola, vistos como espaços de convivência, serão utilizados, para otimização das aprendizagens múltiplas desejadas pelas disciplinas curriculares. É preciso então organizar atividades, de modo a ajustar o tempo de permanência dos alunos, no ambiente escolar. Trata-se de tirar o melhor proveito pedagógico dos recursos existentes, a exemplo de salas-ambiente, bibliotecas, videotecas, auditórios, quadras ou ginásio de esportes, a fim de proporcionar situações variadas, diversificadas e flexíveis, para facilitar a ação dos professores e atender às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Espaços do entorno da escola, a exemplo da associação de moradores, quadras públicas, espaços comunitários ou de organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com