TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto literário “Аjudar, nós faz diferente"

Relatório de pesquisa: Projeto literário “Аjudar, nós faz diferente". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.849 Palavras (16 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 16

-PROJETO LITERÁRIO

“AJUDAR, NÓS FAZ DIFERENTE”.

SERRA

2013

CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

Título – Ajudar nós faz diferente.

Exercício – 2013

Instituição – 4º ano do Ensino Fundamental -Colégio Alternativo

Elaboração – Rutiléa Miranda

O Sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças.

Augusto Cury

JUSTIFICATIVA

A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos de inclusão social devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.

Considerando a importância da temática a ser desenvolvida no decorrer desse projeto e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda a situação de crianças que sofrem discriminação por serem diferentes de alguma forma.

Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. Inclusão é o ato ou efeito de incluir.

A inclusão é um processo que acontece gradualmente, com avanços e retrocessos, isto porque os seres humanos são de natureza complexa e com heranças antigas, têm preconceitos e diversas maneiras de entender o mundo.

“Uma escola para todos e para cada um” é um grande objetivo a cumprir para a inclusão. Uma escola que acolhe as diferenças, que colabora, que convive será um bom princípio para combater a exclusão social. Dividir a escola em termos de alunos “normais” e alunos “diferentes” não é certamente um princípio inclusivo e o objetivo pretendido.

É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.

Desta forma a escola deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa entre os indivíduos que nela estão inseridos, auxiliando o aluno a analisar criticamente a importância da mobilização de toda a sociedade, em colaboração com o Estado, para possibilitar o paradigma da inclusão social. Este consiste em tornar toda a sociedade um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e inteligências na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades.

Por este motivo, os inclusivistas (adeptos e defensores do processo de inclusão social) trabalham para mudar a sociedade, a estrutura dos seus sistemas sociais comuns e atitudes em todos os aspectos, tais como educação, trabalho, saúde, lazer.

OBJETIVOS

 Promover ampla discussão sobre a realidade da inclusão social no Brasil, que é acreditar, aceitar e conviver com as diferenças.

 Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva em relação à inclusão social.

 Refletir sobre o valor da vida e como tal cuidar para que as pessoas, ditas diferentes tenham tratamentos dignos dentro do ambiente escolar.

 Perceber que as nossas ações são responsáveis para o sucesso da inclusão social, e que a diversidade não é problema, pois devemos aceitar a diferença.

 Proporcionar aos alunos atividades culturais sobre a temática do projeto.

 Oferecer subsídios para o aluno incorporar os recursos linguísticos presentes no processo da escrita.

 Redigir diferentes tipos de textos.

 Utilizar a linguagem para estruturar a experiência.

 Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos.

METAS OPERACIONAIS

 A cada semana, através de sorteio, um aluno levará a sacola do smilínguido contendo um boneco chamado Danilo(uma formiguinha), um caderno para registro das produções textuais, e o Livro de Literatura “UMA FORMIGA ESPECIAL”

 O boneco visitará a família dos alunos e estes deverão relatar para a turma como foi á visita. É interessante que a família registre esse momento com uma fotografia que será encaminhada à escola.

 Junto com o boneco, o aluno receberá as orientações para a realização das atividades.

 Assistir ao filme “A MODA AMARELA”. Depois discutir com os alunos o conceito de beleza e também sobre o preconceito e a discriminação por quem é diferente de alguma forma.

 No decorrer do projeto serão realizadas atividades sobre inclusão social e o respeito às diferenças, além da leitura de outras obras que aborda o tema do projeto, trabalhando com sensibilização e vivências, experimentando o lugar do outro e suas necessidades específicas e refletindo sobre o preconceito e a aceitação pessoal e social dessas pessoas.

Alguns exemplos:

1-Dividir a turma em dupla, vendar os olhos de um dos alunos da dupla e pedir que ele identifique os objetos que o colega lhe entregar. Cada aluno terá três objetos para descobrir o que é. Inverter o papel de cada aluno na segunda rodada.

 Cabe ao professor selecionar, previamente, os objetos utilizados na brincadeira e dividi-los em duas caixas, uma para cada grupo.

2-Levar a turma para um pátio e, em círculo, fazer a leitura do texto abaixo:

Dicas para ajudar um deficiente visual

• Ao aproximar-se de uma pessoa cega, comunique-se dando um leve toque no ombro ou na mão, após pedir licença. Assim, ela saberá que você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com