TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Literário

Exames: Projeto Literário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO RECREIO LITERÁRIO

“Se pensarmos pequeno... coisas pequenas teremos, mas, se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor... o melhor vai se instalar em nossa vida.”

Carlos Drummond de Andrade

UMA BELA IMAGEM

UM DESEJO

UMA REALIZAÇÃO

A imagem – Um aluno lendo no recreio e incentivando os colegas.

Um desejo – Um projeto para a hora do recreio.

Uma realização – A aceitação e participação dos alunos no projeto.

Mas, antes, um pouquinho de conversa.

Quero contar como tudo começou...

O Projeto Recreio literário , surgiu da observação do comportamento dos alunos na hora do recreio, um em especial . Aluno do 3º ano sentava na porta de sua sala lia livros trazidos de casa, com o passar dos dias o grupo ao seu redor aumentava.

Ao ver esta cena, fiquei pensando: por que não levar para os professores um pouco dessa ideia? Por que não criarmos lá no recreio momentos mais prazerosos de leitura? Por que não deixarmos esses momentos acontecerem de forma livre, mais espontânea? Por que não realizarmos ações que ajudem nossos alunos a se encantarem pela leitura, percebendo sutilezas, fazendo descobertas, ampliando conhecimentos, descobrindo que as palavras têm sonoridade e expressividade?

Foi então que resolvi colocar no papel as etapas desse projeto, estendendo a leitura a todos os gêneros literários e desejando ardentemente que toda a escola se envolva, para criarmos uma atmosfera de prazer e de alegria durante todo o ano letivo na hora do recreio.

JUSTIFICATIVA

Um professor comprometido com a verdadeira filosofia da educação está sempre buscando situações de aprendizagem que ajudem seus alunos a se descobrirem cidadãos do mundo. Para isso, deve trabalhar para desenvolver potencialidades, formar competências, favorecer oportunidades, a fim de que adquiram autonomia progressiva e saibam partir de referenciais para construírem novos conhecimentos.

Preparar os estudantes para aprender é abrir espaços e capacitá-los ao enfrentamento do novo, numa sociedade letrada, inserida em um mundo globalizado, onde circulam diferentes tipos de linguagem.

Sendo a leitura uma “janela aberta para o conhecimento de mundo”, justifica-se um trabalho de incentivo cada vez mais crescente, contínuo e permanente, em toda a sua diversidade.

Ler, entender, opinar, compartilhar são ações que formam alunos pensantes e participantes, são ações que ajudam o aluno a formar uma crítica respeitosa e construtiva, a criar uma consciência de cidadania, sabendo observar valores, socializar e transferir novos saberes.

Ler, também, por prazer! Descobrir no inusitado, ver o outro através das palavras, sentir o outro. Deleitar-se, saborear, ir além do pensamento. É o saber com sabor de que nos fala Rubem Alves.

OBJETIVOS

a. Geral

Transformar a hora do recreio , em momento de desenvolver a aprendizagem leitora construindo ações que permitam reconhecer a leitura como fonte de prazer e de conhecimento de mundo evitando assim possíveis acidentes decorrente da correria.

b. Específicos

• Despertar a curiosidade para a leitura de diversos tipos de textos.

• Oportunizar o conhecimento ou reconhecimento das variáveis lingüísticas adequadas a cada tipo de texto.

• Propiciar, através das leituras desses textos, momentos de discussões proveitosas e prazerosas na hora do recreio.

• Possibilitar, ao aluno, ser um divulgador de idéias e um criador de situações, que também levem outros alunos ao deleite e encantamento da leitura.

• Sensibilizar os alunos quanto às questões ambientais, de cidadania e de ética, oferecendo-lhes fontes de leitura que abordem essas temáticas.

• Conscientizar os alunos de que “A leitura é o meio mais eficiente de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade: é um passaporte para a vida e a sociedade” (Barbara Vasconcelos, in A Literatura Infantil).

DESENVOLVIMENTO

a. Ações

• Pesquisa, seleção e exploração de vários portadores de textos:

• Poesias.

• Narrativas (fábulas, contos, crônicas, história, aventuras, lendas, parlendas, cantigas de roda, quadrinhas).

• Textos informativos (notícias, informes científicos, foolderes e folhetos).

• Revistinhas.

b. Estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com