TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Se isto é um homem - Primo Levi

Por:   •  7/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE VILA VELHA

DIREITO

ILMA FERREIRA LIMA MANDÚ

É ISSO UM HOMEM?

VILA VELHA

2016

ILMA FERREIRA LIMA MANDÚ

É ISSO UM HOMEM?

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Bacharael em Direito da Universidade de Vila Velha – UVV, como requisito de avaliação bimestral.

Orientador: Prof. Rafael Simões.

VILA VELHA

2016


RESUMO

“Num instante, por intuição quase profética, a realidade nos foi revelada: chegamos ao fundo. Mais para baixo não é possível. Condição humana mais miserável não existe, não dá para imaginar. Nada mais é nosso: tiraram-nos a roupa, os sapatos, até os cabelos; se falarmos, não nos escutarão e, se nos escutarem, não nos compreenderão”.

Não é o único e notório relato sobre os holocaustos da Segunda Guerra Mundial, porém Primo Levi explica com detalhes todo o inferno, como assim chamava, os dias assombrosos que passou enquanto estava preso. Foi um ato de extrema crueldade que ele e os outros prisioneiros passaram.

Palavra Chave: Holocausto. Guerra. Crueldade. Prisioneiros.

                                                

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO          01

2. CONTEXTO HISTÓRICO           02

2.1 Contexto Economico ................................................................................... 02

2.2 Contexto Político

..........................................................................................

4. CONCLUSÃO         20

    REFERÊNCIAS         21

 

1. INTRODUÇÃO

Fato ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial, em Awchwitz situada na Polônia, cenário de horror, onde mais de 1 milhão de pessoas foram assassinadas com o objetivo de “criar uma raça ariana”, começou a dizimar e escravizar até a morte: Judeus, ciganos, homossexuais, opositores de Adolf Hitler foram mortos nesse ataque impiedoso. Os prisioneiros eram obrigados a viajar sem comida, água e pouca iluminação, estes ficavam presos durante dias em vagões extremamente lotados, muitos morriam a caminho da Polônia. No campo de concentração, assim conhecido, os prisioneiros eram separados em homens, mulheres, idosos e crianças. Adolf Hitler que um dia prometera à dignidade de sua pátria, ao invés disso, trouxe horror e massacre para vários inocentes.

2. CONTEXTO HISTÓRICO

Pode-se dizer que a causa da Segunda Guerra Mundial foi o Tratado de Versalhes. A Alemanha foi responsabilizada pela causa da Primeira Guerra Mundial e teve que pagar para os outros países todo o prejuízo. Fora outras imposiçoes severas para ela era uma verdadeira humilhação. A Alemanha estava extremamente fragilizada por sua derrota na Primeira Guerra Mundial pelas imposições severas do Tratado de Versalhes e o pagamento para outros países sobre prejuízos. Com tantas promessas de crescimento rápido, que, de fato era o que os alemães almejavam. Sem paciência e desejando rapidamente o reerguimento, Hitler e seus seguidores do partido nazista dominavam a Alemanha em 1930.

3. CONTEXTO ECONOMICO

Podemos identificar três questões principais para o início da Segunda Guerra que foi o Tratado de Versalhes, disputa entres poderes asiáticos e quebra da bolsa de valores. Após a Primeira Guerra Mundial a Alemanha ficou debilitada oscilando entre momentos de grandes crises e momentos de estabilidade, este sobe e desce da economia afetou também a política causando revoltas e fazendo florescer uma esperança de tempos melhores e, principalmente, aguardavam ansiosamente por uma chance de vingança pela humilhação da derrota Primeira Guerra Mundial. A Alemanha, porém, endividada, seu orgulho nacional ferido e taxas de desempregos altíssimas começaram então começou a surgir movimentos políticos visando a ascensão política para chegar ao poder. Em 1929 com a quebra da bolsa de valores de Nova York, a Alemanha viveu uma grande depressão econômica, com uma contínua crise política que dizimou os partidos políticos burgueses. Os nazistas nesta época aproveitavam-se da instabilidade socioeconômica e culpavam os judeus e os comunistas

4. CONTEXTO POLÍTICO

Foi a era dos ditadores com poder militar forte e fanatismo político. Estava no auge o fascismo onde estes tinham um embasamento autoritário. Acreditavam que a democracia não poderia conter as crises econômicas. Podemos identificar três principais questões: Redivisão da Europa após a Primeira Guerra que foi a ascensão do fascismo e do nazismo e a Revolução Russa.

  • PRINCIPAIS DITADORES FASCISTAS:

Benitos Mussoli: Itália.

Hitler: Alemanha (chamados de nazistas)

Franco: Espanha.

  • PRINCIPAIS IDEIAS FASCISTAS:
    Anticomunismo
    - Antiliberalismo
    - Totalitarismo
    Militarismo e Culto à violência
    Nacionalismo xenófobo
    - Racismo

5. CONTEXTO DO LIVRO

O autor conta o cotidiano de pessoas que viveram no holocausto, baseado em sua própria história. Ele deixa bem claro que existiam outros campos de concentrações e que a vida era bem diferente. Ele vai discorrendo de forma linear e aquilo que é mais importante. Para sobreviver no campo de concentração deve  haver habilidade pra resistir ao trabalho pesado. Ele deixa bem claro que para conseguir tudo como: comida, banho e as vezes até assistencia médica somente com a força do trabalho. O que facilitou também a sua sobrevivência, foi de ter conseguido um cargo no labotário de químico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com