TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Revolução Industrial : Mudanças

Pesquisas Acadêmicas: Segunda Revolução Industrial : Mudanças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

A partir do final do século XXI, iniciou-se então após a Segunda Guerra Mundial uma nova revolução em indústria e em tecnologias, foi à chamada Terceira Revolução Industrial ou, por apresentar processos tecnológicos decorrentes de uma integração física entre ciência e produção pode ser chamada também de Revolução Tecnocientífica. Dando inicio a uma série de mudanças, com surgimento da robótica e da terceirização. O surgimento da robótica possibilitou por um lado melhorias nas indústrias com surgimento de máquinas capazes de fazer coisas que a mão-de-obra não conseguia, por outro lado aumentou abundantemente o número de desempregados até então, com a substituição dessa mão-de-obra por máquinas. Crescimentos de atividades que empregam alta tecnologia em sua produção, sendo assim veem a ascensão da informática com computadores e softwares, microeletrônica produzindo chips, telecomunicações com rádios, TV e internet, biotecnologia produzindo medicamentos, plantas e animais manipulados geneticamente, por isso necessita menos da mão-de-obra e mais da tecnologia, tendo que combinar novas técnicas com máquinas cada vez mais sofisticadas a fim de produzir mais com pouco recurso e menos mão de obra. Nesse caso os operários conhecem muito mais do que sua função exercida em certos setores, sendo assim multifuncionais, sabendo operar em mais de uma máquina e se preocupando com a qualidade do produto. Surgiu também a terceirização que se caracterizou pelo trabalho em terceiros, ou seja, no toyotismo, nas indústrias automobilísticas, já não era apenas lá que se criavam as “peças” para o automóvel, assim dando a opção de busca de uma mão-de-obra mais barata.

Apesar da facilidade que contava as indústrias com a robótica substituindo mão-de-obra, seria necessário um grande número de homens para a utilização dessas máquinas, para aquelas que necessitariam de manuseio, sendo assim tendo uma exploração maior no setor de trabalho desses operários, isso pode ser observado no filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin.

Em muitos ramos, quase desapareceram os operários tradicionais. Em outras palavras, as novas tecnologias de produção, somada a diversas razões de ordem econômica, industrial e social, podem levar o fim de uma sociedade organizada com base no trabalho humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com