TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Negro no Brasil

Por:   •  17/6/2019  •  Dissertação  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

     Ser negro no Brasil

 São extremamente corriqueiros casos nos noticiários em que a cor da pele foi o bastante pra criminalizar alguém, como, por exemplo, o caso de um homem que carregava um guarda-chuva e foi morto a tiros por um policial militar que alegou ter confundido o objeto com um fuzil. Deve-se isso ao fato do Brasil ser um país estruturadamente racista, diante de mais de 300 anos de regime escravista.

 Grande parte disso por conta da abolição não ter partido de uma consciência racial, mas sim pressão estrangeira e um jogo de interesses com países que a terra do Pau-Brasil se relacionava economicamente. Entretanto, não houve de fato nenhuma ação a fim de inserir os negros a sociedade, na época, por conta da mudança ter sido meramente burocrática, sem interferência nas ideologias e no pensamento racista.

 Consequentemente, ser negro no Brasil continuou sendo um pesadelo e continua até os dias de hoje. Estudos e pesquisas mostram que negros são as maiores vítimas de assassinato e que constituem a maioria da população pobre nas cidades do país, em massa nas favelas. Esse é um legado da escravidão que tem sido difícil de se desfazer, pelo contrário, só tem se acentuado.

 Aliado à consciência coletiva, é preciso ter maiores programas de inclusão e antirracismo vindos do governo, de forma que não sejam somente para melhoras a curto prazo, como por exemplo, o sistema de cotas. Mais que isso, precisa-se de escolas públicas de qualidade, principalmente nas áreas carentes. O descaso do Estado dirige-se principalmente a essas pessoas, negras e pobres, como acontecia no Brasil colônia e império.

 Quando o Estado for firme nas suas políticas de inclusão e passarem a admitir sua responsabilidade perante a população negra, estaremos no avanço para nos desvencilharmos do nosso passado escravista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (21.8 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com