TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Parceria E Colonato

Trabalho Escolar: Sistemas De Parceria E Colonato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  9.777 Visualizações

Examine as principais diferenças entre a imigração nos sistemas de parceria e colonato na cultura cafeeira no Brasil no século XIX.

Sistema de parceria: O fazendeiro cedia um pedaço de terra para o imigrante cuidar do café. Depois, dividiam os resultados líquidos da venda. O problema era que os parceiros já chegavam na fazenda devendo dinheiro para o fazendeiro: a passagem de navio, a comida, o barracão onde moravam, as ferramentas, o aluguel das casas. Na hora de receber os ganhos da venda de café os parceiros eram descontados. Além disso, o fazendeiro sempre apresentava contas a mais que sempre o beneficiava. No fim sobrava muito pouco para o imigrante, era quase como trabalhar de graça.

O colonato: Segundo esse sistema as famílias de imigrantes recebiam parte do cafezal para cuidar, uma das vantagens era que os pés de café eram de boa qualidade e de alta produtividade. O pagamento vinha em duas partes: a primeira, uma quantidade anual, fixa, uma espécie de salário para cuidar do cafezal. Isso garantia que mesmo que a produção fosse destruída por praga, geada ou seca o trabalhador iria receber. A segunda parte era o pagamento pelo resultado da tarefa (pela quantidade de café colhido). Ao contrário da parceria onde havia divisão dos lucros(ou prejuízos), no colonato o fazendeiro pagava pelo café entregue pronto. Além disso, o colonato garantia que o trabalhador tivesse outras fontes de sobrevivência. Ele poderia plantar alimentos ou criar porcos e galinhas para garantir a subsistência e uma pequena fonte de renda.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com