TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Direitos Humanos

Trabalho Universitário: Sobre Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

O que são Direitos Humanos?

Direitos Humanos são os direitos cidadãos, onde no mundo em que vivemos todos devem ter acesso desde o direito à vida até outros chamados de básicos como saúde, educação, moradia, alimentação, lazer, manifestações, liberdade de ir e vir, infraestrutura familiar, política, socioeconômica dentre outros.

Os Direitos Humanos se fazem presentes para que haja uma concordância, certa satisfação e paz na sociedade.

Estes direitos estão fundamentados na Declaração Universal dos Direitos Humanos redigida em 10 de dezembro de 1948 pela ONU, que tem como função assegurar esses direitos a homens e mulheres, independentemente da cultura, cor ou classe social, pelo menos na teoria, que é muito diferente do que se observa nos dias atuais.

No artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos consta a tríade igualdade, liberdade e fraternidade afirmando o fato de que ‘todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos perante a lei’, porém observa-se que o fato de igualdade não é exercido da forma como deveria, principalmente quando se fala em distribuição de renda na população onde se sabe que há muito na mão de poucos, pouco na mão de muitos, e ainda há aqueles que infelizmente vivem indignamente por não terem absolutamente nada. Também é indiscutível a falta de liberdade de alguns, notório especialmente quando o assunto trata-se de tráfico de mulheres ou crianças, que por vezes são escravizados e prestam certos tipos de trabalhos contra a própria vontade vivendo de maneira medíocre.

Sem falar da corrupção e da falta de justiça instauradas no mundo, sobretudo em países menos desenvolvidos, isso se dá ao fato de haver pessoas extremamente ambiciosas que não respeitam nem o próximo e nem a constituição.

Contudo atualmente a população tem se mobilizado, mostrando bastante insatisfação com tanta injustiça e impunidade no país, o que fica evidente quando saem nas ruas com intuito de manifestar, ou protestam em redes socias, ou usam frases apelativas em cartazes dizendo ‘não a injustiça’, enfim, estão correndo atrás de seus direitos recorrendo a pessoas que possuem cargos políticos ou jurídicos importantes, que possam reverter ou pelo menos amenizar tamanha insatisfação. Tem sido um luta constante pelos seus direitos através de seus deveres.

O que demonstra que nem tudo esta perdido, que ainda há pessoas visionarias buscando um futuro melhor para nossa geração tentando é claro mudar o presente de um país democrático que permite escolher seus representantes, porém antidemocrático quando existe a obrigação de escolhê-los ou quando nem todos possam ter participação na vida política, ou seja, quando não há igualdade.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »