TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre O Filósofo Aristóteles

Exames: Sobre O Filósofo Aristóteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Aristóteles, filósofo, cientista e educador, nasceu em Estagira na Macedônia, em 384 a.C. filho de um médico que atendia pessoalmente ao rei, estudou em Atenas na Academia de Platão, produzindo filosofia por mais de vinte anos, primeiro como aluno e depois como professor.

Atacou a escola de Isócrates, considerado rival de Platão, uma vez que esta ensinava os alunos a dominar a arte de falar bem, para serem capazes de defenderem qualquer ponto de vista, dependo do interesse.

Na Academia de Platão a finalidade era outra, alcançar a sabedoria.

Após a morte de Platão, Aristóteles decepcionado por não ter sido escolhido o substituto do mestre, mudou-se para Assos, foi convidado por Felipe II, da Macedônia, para educar seu filho Alexandre, o Grande.

Após anos, Alexandre conquistou um vasto império, incluindo a Grécia.

Aristóteles voltou então a Atenas onde fundou sua própria escola, o Liceu, continuando seu trabalho, produzindo tratados de lógica, tratados de metafísica, ética e ciências naturais, sendo considerado um dos principais cientistas a coletar e classificar espécimes biológicos.

Também na política sugeriu a combinação entre democracia e monarquia como forma ideal de governo.

Com a morte de Alexandre, Aristóteles foi perseguido, por tê-lo educado. Refugiou-se em Calcis onde morreu em 322 a.C.

Época Helenística.

Apesar de educado por Aristóteles, Alexandre foi um tirado, que conquistava territórios através das armas, princípio contrário do que defendia Aristóteles, que era a autodeterminação democrática das cidades.

Com a Grécia dominada por Alexandre, Atenas perdeu importância como produtora de conhecimento, porém a cultura helenística ganhou centros de difusão, como Alexandria, no Egito.

Obras de Aristóteles se perderam e podem ter sido deturpadas por pensadores da época. No entanto, voltaram a circular na Idade Média, através de invasores árabes que preservaram algumas obras.

Suas principais obras são obras de lógica que constituem o Organón: Categorias; Da interpretação; Primeiros analíticos; Segundos analíticos; Tópicos, Refutações sofísticas; e obras sobre ética: Ética a Nicômaco; Ética a Eudemo; Magna moralia; Política, Retórica e Poética.

CONCLUSÃO

Aristóteles é considerado o Pai da Ética, porque para ele, educar para a virtude era também um modo de educar para viver bem, ou seja, viver uma vida prazerosa. Hoje em dia nem sempre se vê compatibilidade entre virtude e prazer, ao contrário, muitas vezes o prazer esta ligado à falta de ética, passar por cima de tudo e todos para alcançar objetivos.

O ideal seria desenvolver nas pessoas uma consciência ética e apreciar as coisas boas da vida de modo a não prejudicar o próximo, ajudando-o sempre que possível.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sites

http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/aristoteles-428110.shtml?page=3

http://www.ahistoria.com.br/aristoteles/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com