TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Somos Feito De Tempo

Dissertações: Somos Feito De Tempo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

“Somos feito de tempo?”

Essa incógnita é muita discutida entre os historiadores pois a história afirma que é feita de fatos de um tempo que se passou e traz pra nós os porquês com algumas respostas.

Se somos feitos de tempo não é possível afirmar mas que estamos inserido nele sim e que precisamos dele também.

O tempo nos ajuda a entender onde devemos mudar para fazer algo melhor do que já se foi feito nisso a história da educação vem colaborando muito pois nos mostra como agirmos de maneira consciente para o melhor aproveitamento dos ensinos para o educando pelo educador.

Assim, transformando a sociedade em se vive, através do estudo realizado nos acontecimentos históricos do passado e modificando-se no presente para refletirem num futuro melhor.

Como dizia Paulo Freire “(...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos para saber o que seremos.”

“Porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir além dele. Esta é a diferença profunda entre ser condicionado e o ser determinado” (FREIRE, 2005, p. 53).

A história é sim formada pelo tempo e precisamos dela para a elaboração de um presente melhor.

Refletir sobre acontecimentos passados nos ajudam a compreender o que podemos mudar no presente sem repetirmos os mesmos erros conseguindo melhor qualidade na educação e no aproveitamento educacional durante a aprendizagem do aluno professor e do professor aluno que com o tempo bem utilizado irá atingir seus objetivos com mais facilidade e organização, já que foi analisado e refletido as ações passadas e experiências adquiridas com o tempo.

O tempo faz parte de nossa história nos dá as lembranças que formam nossa cultura onde a educação é e sempre será parte importante e decisiva não somente como meio de comunicação mas como meio de transformação e formação do sujeito e da sociedade em todos os seu aspectos.

Ser feito de tempo não é apenas pensar e sim fazer pois o tempo presente é preenchido por ações praticadas diariamente.

A história da educação nos afirmar isso ao esclarecer que ela foi marcada e formada por reformas e revoluções onde a sociedade é fundamental e o sujeito indispensável.

O tempo nos envolve e motiva ao transmitir seus acontecimentos que serão transformados em conhecimento no futuro que irá usá-lo para melhorar as suas ações e decisões tomadas.

Tempo e educação são histórias contadas por uma sociedade cheia de lembranças e conhecimento, descobertas e reflexões, ações e práticas, erros e acertos de um sujeito inserido em uma sociedade onde os fatos a transformam em experiências que levam através de si a cultura e orientação de um povo.

A origem da educação escolar no Brasil- A ação dos jesuítas como parte do movimento da contra reforma católica

Em meados do século XV por volta do ano 1517 um monge chamado Martinho Lutero, não aceitava os ensinos dá igreja católica como os únicos, completos e totalitários.

Ele por sua vez entendia que havia algo mais do que pagar indulgências a igreja católica pra se ter um pedacinho do céu ou pagar com dinheiro se cometesse algum pecado propriamente já dito pela igreja católica.

Então Martinho Lutero (o monge católico) inconformado com algumas práticas da igreja se revoltou e levou o cristianismo e seus ensinos a uma cisão definitiva na história do século XVI.

Onde começava então a reforma católica no meio da idade renascentista na Europa em meados dos anos 1453 a 1600.

Essa reforma teve como ponto culminante a educação e os novos ensinamentos que Martinho Lutero exigia que fossem dever do estado e não somente para os nobres e filhos de nobres mas para todos e de todos.

Lutero começou a defender a educação propondo jogos, exercícios físicos, músicas, História e matemática suas inovações foram muito importantes que passaram a ser copiadas pelas outras nações da época.

A igreja católica por sua vez cristalizou-se de várias maneiras um dos recursos usados para se opor a essa reforma religiosa e educacional foi a lista de livros proibidos aos fiéis, fundação de seminários e a criação da companhia de Jesus.

A também conhecida companhia como a Ordem dos jesuítas foi fundada por Inácio Loyola em 1534 e se incumbiu difundir a educação na Europa que mais tarde viria ao Brasil.

Os jesuítas chegaram ao brasil colônia no ano de 1549 onde 15 dias depois levantaram um colégio porque sua intenção era catequizar os índios porém descobriram que sem educação seria impossível ensinar suas crenças religiosas.

Essas escolas seguiam um regulamento documentado por Inácio Loiola conhecido como ratio studiorum onde era ensinado as letras e filosofias católicas que era considerado ensino regular o ensino superior era um curso que ministrava teologia e ciências sagradas.

Com tanta informação manipulada pela igreja católica e os europeus através dos jesuítas os índios se viam a mercê dos colonizadores que os escravizavam e destruíam sua cultura raiz.

Os jesuítas ao perceberem isso formaram as missões no interior do brasil onde além das instruções religiosas também instruíam quanto a agricultura assim garantindo aos jesuítas a garantia de sua fonte de renda.

Os índios com esse conhecimento se tornaram sedentários facilitando a captura deles pelos colonos.

Durante um período de duzentos e dez anos os jesuítas foram os mentores da educação no Brasil onde foram expulsos pela corte europeia no ano 1750 a 1777 por Sebastião José de Carvalho conhecido como marquês de pombal.Com isso a educação no Brasil rompeu um processo histórico educacional rígido e sólido.

Os jesuítas trouxeram ao brasil uma nova realidade porém o preço a ser pago por esse conhecimento foi alto tanto para o Brasil quanto para Portugal.

A História da educação escolar no Brasil através de seus principais estabelecimentos.

Colonial Império 1ºrepublica 2ºrepublica

No ano de 1549iniciou os primeiros ensinamentos com os jesuítas chefiados pelo padre Manuel de Nobrega

1759-expulsão dos jesuítas.

1772- Implantação do ensino público no Brasil.

1798-Primeiro seminário de Olinda com o bispo Azevedo Coutinho. 1822-primeira proposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com