TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento do Reino de axum

Por:   •  11/12/2018  •  Tese  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

         Surgimento do Reino de axum.

Há relatos que o reino de Axum começou a se estabelecer na atual Etiópia por volta de V a.C. pelo fato de ser uma época muito remota, e por ser uma população muito pequena, não há dados históricos que possa comprovar desse período.

O Império ou Reino de Axum/Aksum foi um reino africano que se tornou conhecido pelos povos da região, incluindo o Mediterrâneo, por volta do século I. Tinha a sua capital na cidade de Axum, na atual Etiópia, embora as cidades mais prósperas fossem os portos do mar Vermelho de Adúlis e Matara, na atual Eritreia. Tal como, mais tarde, os reis da Etiópia acreditavam ser descendente do rei Salomão e da rainha de Sabá, os monarcas axumitas tinham a mesma crença, por terem parentesco com alguns povos do mediterrâneo. ¹

A cultura.

A cultura do império de axum é diversa. Por ser uma sociedade cosmopolita, lá havia mulçumanos, árabes, cristãos, orientais etc... (Essa grande influência de diversas culturas, pode ser explicada pela convivência com várias povos, um aspecto muito comum com as sociedades que possuem comércio marítimo). Porém, a maioria de sua cultura, tal como a língua, escrita, o comercio marítimo e a arquitetura, veio da península árabe, de um povo chamado de sabeus, que colonizaram aquela região pouco antes de cristo. Seus traços arquitetônicos permanecem até hoje na cidade de axum na Etiópia, e é tido como patrimônio mundial da UNESCO.

A política Axumita

Inicialmente as monarquias de Axum, acreditavam que eram descendentes de Salomão e da Rainha de Sabá, contudo, está afirmativa foi-se perdendo força a partir do momento em que começou a entrada de outros povos não semitas. Axum, como todas as sociedades comerciantes, os principais objetivos dos Reis eram sempre buscar dominar, fazer comercio, expandir sua cultura ou enriquecer a mesma; e aumentar o poder militar.

O comercio.

O reino de axum é uns dos reinos mais ricos da África, por ter um comercio bem desenvolvido e cunhar de sua própria moeda. Por decorrência do desenvolvimento comercial, foram-se aperfeiçoando seus conhecimentos técnicos e formas de produção de riquezas e também em questão marítima. Sua economia girava em torno de compra e venda, eles compravam e vendiam marfins, produziam algodão, linho, seda, vidro, machados, adagas, vinhos, azeite, pedras preciosas e objetos de luxo.  No mercado popular circulavam mercadorias como sal, alimentos básicos, cerâmica, tecidos rústicos e utensílios de ferro. E os pagamentos eram feitos com moedas de ouro prata e bronze.

Arquitetura

A arquitetura caracterizou-se por amplos palácios, tempos, monumentos, mercados, feitos com basalto, granito e mármore finamente trabalhados e esculpidos. Os templos eram erguidos com trabalho coletivo, por meio do qual blocos de pedra pesando centenas de toneladas eram retirados das pedreiras e levadas até o local das construções.

Religião

Anterior ao século IV a primitiva sociedade de axum era politeísta, Uma herança da península sul arábica. Após à adesão do cristianismo no império romano, ao que parece chegou aos axumitas através de um conselheiro do reino romano, que era cristão. O Rei Ezana, cujo governo ocorreu por volta dos anos 325 e 360, converteu-se ao cristianismo e transformou em religião oficial de Axum, no entanto, a nova religião foi aceita aos poucos, convivendo por muito tempo com as crenças locais, nos territórios do Norte, por exemplo, o número de cristãos tornou-se significativo somente no início do século VI. Texto bíblicos foram traduzidos para o idioma falado pelos antigos etíopes; em numerosos mosteiros viviam monges que dedicavam sua vida às orações, à meditação e a caridade. ¹

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com