TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

São Tomás De Aquino

Ensaios: São Tomás De Aquino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  337 Visualizações

São Tomás de Aquino nasceu na Itália em 1225, próximo a Roccasecca, na Itália, mais precisamente perto de Aquino (comuna italiana da região do Lácio)

São Tomás de Aquino morreu na cidade de Fossanova (Itália) em 7 de março de 1274.

Era a favor da pena de morte

Principais obras

- Scriptum super sententiis; - Summa contra gentiles (Suma contra os gentios) - Summa theologiae (Suma Teológica)

Frases

- "O primeiro degrau para a sabedoria é a humildade." - "Tenho medo do homem de um só livro." - "Para aqueles que tem fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível."

É chamado de tomismo o conjunto de doutrinas teológicas e filosóficas de São Tomás de Aquino. São Tomás foi um monge dominicano que viveu no século XIII, e que, influenciado por Aristóteles, Platão e Santo Agostinho, criou um sistema filosófico e teológico próprio e original que gradualmente tornou-se importante a ponto de marcar toda a filosofia medieval. No Concílio de Trento, a doutrina tomista ocupou lugar de honra e, a partir do papa Leão XIII, foi adotada como pensamento oficial da Igreja Católica.

O mérito da filosofia de Tomás de Aquino está exatamente em aliar o pensamento lógico e racional de raiz aristotélica com a fé cristã. Ela é por essência, a metafísica (uma das disciplinas da filosofia, ocupada com os princípios da realidade para além das ciências tradicionais (Física, Química, Biologia, Psicologia, etc.)) a serviço da teologia (estudo sobre a divindade). Apresenta forte influência do pensamento aristotélico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com