TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE DIDÁTICA ANALISE DE LIVRO 8 ANO PROJETO ARARIBÁ

Por:   •  9/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE TEORIA E PRATICA DA EDUCAÇÃO

TRABALHO DE DIDÁTICA

AMANDA MALHEIROS

MAYARA CARROBREZ

2016

Considere as orientações das Diretrizes Curriculares do Paraná sobre avaliação (p.78-83), selecione dois textos e duas imagens correspondentes aos conteúdos da temática do 8º ano e elabore uma questão /atividade para cada um dos “elementos históricos” (p.80). Organize seu planejamento avaliativo em uma tabela descritiva.

Documento 1

Em 1773, o Parlamento Inglês autorizou o monopólio do comércio de chá a companhia das Índias Orientais, sediada em Londres. Essa empresa passaria a distribuir o produto diretamente nas colônias. A medida, conhecida como lei do chá afetava o interesse dos colonos que até então comercializavam o produto no mercado interno

Documento 2

A Inglaterra, ao contrário de Portugal e Espanha, exerceu um controle menos rigoroso sobre suas treze colônias na América do Norte, porém, as Revoluções Inglesa e a Revolução Industrial causaram importantes transformações políticas e econômicas no país. Nesse cenário de mudanças, a Inglaterra por meio das leis de comércio e navegação no século XVII tentou aumentar o controle sobre as treze colônias americanas com a criação de leis e a cobrança de novos impostos.

Documento 3

[pic 1]

Documento 4[pic 2]

1 - Os acontecimentos registrados nos documentos 1,2,3 e 4 aconteceram antes ou depois do descobrimento do Brasil?

2 - Quais são as fontes são os documentos 1, 2, 3,4?

3 - O documento 3 relata uma situação de “poder”, qual o grupo étnico tem mais poder nesse documento?

4 - Observe os documentos 1 e 2 e escreva quais as palavras presentes nesses documentos que aparecem apenas nas aulas de História e no livro didático de História e explique o porquê.

5 - Você já leu algum outro livro que aborda a temática presente nos documentos 1 e 2? Se não leu, encontre 2 livros que falem sobre a mesma temática e os escreva aqui.

6 -  Faça uma rápida pesquisa sobre os fatos que ocorreram no documento 1, a questão da lei do chá, depois, faça outra pesquisa sobre como o chá é visto por essa mesma população (os ingleses) nos dias de hoje.

7 - Observe o documento 4, existem dois grupos étnicos diferentes que aparentam ter interesses diferentes naquele contexto. Se trouxermos essa diferença para os dias de hoje, como ela pode ser observada? Esses grupos étnicos possuem os mesmos direitos nos dias de hoje?

8 - Veja que no documento 4, como já foi dito, existem dois grupos étnicos diferentes. Você pode identifica-los? Qual a diferença entre esses grupos étnicos e suas atitudes naquele tempo comparando com as funções que exercem hoje? Você acredita que essa relação de poder mudou? A história e o passar do tempo mudaram algo na vida desses grupos étnicos, o que?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (272 Kb)   docx (204 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com