TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE O RENASCIMENTO

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  1.979 Visualizações

Página 1 de 5
  1.  Dê exemplos de aspectos do humanismo renascentista que representam o esforço de secularização do pensamento.

A oposição dos renascentistas recusando  os valores medievais e assim surgindo  aspirações para novos tempos.

Ações humanas não só abriu diálogo com a burguesia, mas também suas ações pelo mundo, a luta pelos diferentes espaços ganharam as atenções dos homens, que viveram todos esses processos de transformação pelo renascimento.

O retorno as fontes da cultura Grego-latina, sem a intermediação dos comentadores medievais, foi um procedimento de visava também  a secularização do saber: ou seja, desvesti-lo da parcialidade religiosa para torná-lo mais humano.

O renascimento confrontou importante conceito elaborado pelo pensamento medieval. O olhar humano desvia-se do Céu para a terra, e assim ocupando mais com as coisas cotidiana, a curiosidade pelos fatos redobrou o interesse pelo corpo e pela natureza.

Novos estudos de anatomia ampliara a noção do saber. O sistema hiliocêntrico de Corpênio contribui uma nova imagem onde o Sol ocupa o centro do Universo,

 se opõe a antiga ideia cristã que defendia que a Terra se encontrava no centro do Universo.

Artes em geral (pintura, arquitetura, escultura e literatura, houve criação intensa na Itália, sendo que burgueses abraçaram as ideias do renascimento, e passaram financiar muitos adultos e cientistas.

A busca da individualidade, caracterizada pela confiança no poder da razão  para estabelecer os próprios caminhos. O espírito de liberdade e critica apunha-se ao principio de autoridade.

O humanismo é um movimento  filosófico surgido no sec. XV dentro das transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas, desencadeada pelo renascimento. Exerceram grandes influências, sobre  toda a sociedade, não concordavam e rejeitaram os valores e  a maneira de ser da Idade média e foram responsáveis pelas modificações nos métodos de ensino.

  1.  Por que os protestantes e católicos, no século XVI, passaram a se interessar pela ação pedagógica? Compare as duas orientações em suas linhas principais indicando as coincidências e as diferenças.

Os protestantes defendiam o retorno  a consulta ao texto bíblico, sem a intermediação dos padres, surgindo as caracteristicas humanistas que defendia a personalidade autônoma, restabelecendo o vinculo direto entre Deus e o fiel. A educação tornou-se importante instrumento para a divulgação da Reforma Protestante.

Os protestantes queriam uma educação para todos, e que se expandisse, e que deixasse de ser controlada pela Igreja Católica que tinha o total poder.

Na época, a Igreja Católica  preocupada com o movimento da reforma dos protestantes , se sentiam ameaçados, não querendo a influencia deles.

Mas o movimento abriu a mente de muitos fiéis, levando-os ao despertamento para a verdade, com isso a Igreja Católica perdeu muitos fiéis.

Para combater o crescimento e a expansão do protestantismo, a Igreja Católica incentivou a criação de ordens religiosa, criou colégios dos Jesuítas, que tinha como propósito combater o crescimento da Reforma Protestante, a fim de trazer novamente os fiéis.

Havia interesse por detrás, a Igreja Católica não poderia perder os seus fiéis, não teriam mais ajuda financeira deles e ficariam arruinados financeiramente. Agiam para os seus próprios interesses, sendo que a educação na época era para a nobreza e o restante ficara a mercê do ensino que eles queriam transmitir para o seu próprio benefício, e jamais queriam perder o controle o poder.

COINCIDÊNCIAS:   IDADE MÉDIA E RENASCIMENTO

Estudo em latim, ênfase no estudo do latim, ensino religioso, os colégios eram submissos ao poder religioso.

AS DIFERENÇAS:  IDADE MÉDIA E RENASCIMENTO

I.M. – Não havia organização em sala de aula, adultos e crianças na mesma sala.

Rc.  – Separação dos adultos e crianças em graus de aprendizagem.

I.M. -  Só os filhos ds alta nobreza eram educados em sua própria residência.

RC  -  Ensino primário para a massa popular.

I.M. -   Castigo físico contra a indisciplinas dos alunos.

RC.  - Proibiam castigos físicos, para seus alunos utilizavam das palavras verbais, ao invés dos castigos  físicos.

I.M.    -   Ensino rigoroso voltado para a formação moral.

RC. -  O ensino era menos rigoroso, assi menos cansativo.

  1. Analise de que perspectiva a pedagogia dos jesuítas atende às expectativas do novo homem renascentista e como também a elas se opõe.

A influencia dos jesuítas é a questão da separação entre a escola e a vida, atitude hoje que acontece muito, causando um certo tipo de indignação nos alunos , afinal para que estudar algo que eles não iriam utilizar. O método de repetição de exercícios a fim de facilitar a memorização, algo que acontece muito ainda nos tempos atuais. A emulação, que muito colégios utilizam, colocando os alunos para competirem um com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com