TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRADIÇÃO GREGA

Seminário: TRADIÇÃO GREGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Seminário  •  6.640 Palavras (27 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 27

A TRADIÇÃO GREGA Não há como falar do ocidente sem a contribuição dos gregos, o povo da região sul da Europa deixou vários tesouros para a sociedade ocidental. Tais como: O ideal esportivo, o ideal cívico, o regime democrático, o desenvolvimento das ciências, a influencia literária, a influencia artística.

E ainda na educação a herança grega é inestimável.

A história da Grécia costuma se dividir nos seguintes períodos:

• Homérico

• Arcaico

• Clássico

• Helenístico

EDUCAÇÃO ESPARTANA A educação na cidade grega de Esparta era extremamente rigorosa e voltada para as atividades militares.

O objetivo principal desta educação era formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra. Logo, por isso as atividades físicas eram bastante valorizadas.

A partir dos sete anos de idade, os meninos espartanos eram levados por suas mães para uma espécie de escola, onde eram preparados pelo Estado nos ideais civismo, bravura, patriotismo, sacrifício. E também aprendiam cálculos e as primeiras letras.

O senso crítico e artístico não era valorizado, pois os jovens estudantes tinham que aprender a aceitar ordens dos superiores e falar somente o necessário.

. A educação feminina tinha como objetivo formar boas esposas e mães. Elas também participavam de atividades desportivas e torneios. A função deste tipo de educação para as meninas era formar mulheres saudáveis e fortes, para que pudessem, futuramente, dar a luz a soldados saudáveis e fortes para Esparta. E também aprendiam a ler e escrever.

EDUCAÇAO ATENIENSE A educação da cidade grega de Atenas tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural.

Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam música, artes plásticas, Filosofia, etc. As atividades físicas também faziam parte da vida escolar, pois os atenienses consideravam de grande importância a manutenção da saúde corporal.

Já as meninas de Atenas não frequentavam escolas, pois ficavam aos cuidados da mãe até o casamento. Elas deveriam se doar totalmente a casa, marido e filhos, e assim abdicar de quase todos os seus interesses e vontades. E assim era a vida de qualquer mulher grega.

Elas ainda eram divididas em três classes escravas, esposas dos cidadãos e cortesãs.

EDUCAÇÃO HELENÍSTICA O helenismo refere-se ao conhecimento filosófico produzido entre a morte do Alexandre e o início da filosofia medieval.

Principal característica do helenismo: fusão entre a tradição grega e a cultura oriental. A educação passou a valorizar o aspecto intelectual ao invés dos aspectos físicos e estéticos.

As disciplinas eram bastante rigorosas e os castigos corporais eram considerados naturais. E ainda no ensino superior as matérias eram divididas em: Humanistas e realistas.

• No período helenístico a Grécia teve a sua cultura tradicional modificada. No mundo atual, você considera isso um aspecto positivo ou negativo?

Positivo, pois sair da nossa cultural tradicional para conhecer outra seria de grande ajuda para um refinamento de nossos costumes e conhecimentos.

Principais educadores gregos

SOCRATES (469-399 a.C) ‘’As opiniões não são verdades, pois não resistem ao dialogo critico. ’’ Assim ensinava Sócrates ao seu publico.

Sócrates tinha um método, método socrático, também conhecido como "maiêutica", é descrito por Sócrates como o "parto de ideias". Dar ao indivíduo, através de certos meios, condições de dar à luz a novas ideias e concepções.

Etapas do saber:

a) Ignorar sua ignorância:

b) Conhecer sua ignorância:

c) Ignorar seu saber:

d) Conhecer seu saber.

A formação do individuo cidadão e sábio devia começar pela educação do corpo que assim controlaria o físico. Portanto ele ia contra educação praticada na Grécia.

PLATÃO (427-347 a.C) Como Sócrates Platão também rejeitava a educação que se praticava na Grécia em sua época.

Ele se baseava na ideia de que os cidadãos que tem o espírito cultivado fortalecem o Estado e que os melhores entre eles serão os governantes, ele ainda defendia que a educação por completa era responsabilidade do Estado.

Platão acreditava que, por meio do conhecimento, seria possível controlar os instintos, a ganância e a violência.

ARISTÓTELES (384-322 a.C) Aristóteles foi o pensador que mais influenciou a sociedade ocidental. Foi ele o fundador da ciência conhecida como lógica e sem nenhuma contestação ate o século XVII.

Para Aristóteles a educação era um caminho para a vida publica, e cabe a educação a formação do caráter do aluno.

Para ele o principio do aprendizado era a imitação, que então se iniciava na própria família mas que também era responsabilidade dos governantes o dever de regular e vigiar o funcionamento das famílias. Segundo ele os bons hábitos se formavam nas crianças pelo exemplo dos adultos.

• Em sua opinião, quais princípios educacionais da Grécia Antiga podem e devem ser usados nos nossos dias?

O Método de Aristóteles usando a lógica, e partindo da percepção do objeto, a memorização do percebido e a inter-relação entre os mesmos, seria o mais eficaz na sociedade atual, segundo a minha opinião.

A TRADIÇÃO ROMANA

A) Ideal formativo e organização da educação romana Roma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com