TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylorismo E Tempos Modernos

Ensaios: Taylorismo E Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Administração científica

- Logo no início do filme nos é apresentado uma cena que mostra um operário realizando uma única tarefa repetidamente. Isso enfatizou a teoria científica de Taylor, que era aumentar a produtividade das organizações com ênfase apenas em realizar tarefas de forma rápida e eficiente, sem preocupação com as limitações físicas e psicológicas do ser humano.

- O aproveitamento máximo da mão-de-obra é mostrado durante o filme o horário que os operários saíam para trabalhar e o horário que elas voltavam, que começava por volta das 6 horas da manhã e terminava no tardar do dia. Outra cena que também relaciona o foco na produtividade é na parada para o almoço, que teve o aparecimento de uma engenhoca para que fosse usada pelos operários para suas refeições, com o objetivo de diminuir o tempo do almoço e utilizar o tempo economizado para que os trabalhadores imediatamente voltassem ao trabalho, com a responsabilidade de aumentarem a produtividade.

- Outra característica da administração científica é bem demonstrada na cena onde a personagem começa a demonstrar desgaste físico e emocional provocados pela excessiva padronização das ações e longos períodos de tempo executando-as e assim é afastado de seu cargo.

- Ao sair da indústria o personagem encontrou dificuldade ao encontrar outro emprego pois foi treinado a exercer apenas sua função e não possuía outras qualificações.

- A mecanização do homem é bem enfatizada na cena em que a personagem após muito estresse no trabalho acaba tendo reações que causaram problemas durante o trabalho, cai em confusões no seu setor, e vai parar nas engrenagens da máquina da fábrica, como uma peça no processo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com