TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tca I historia uniube

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.631 Palavras (23 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 23

Sumário

1-Luzia, o fóssil de Lagoa Santa

2-Racismo e discriminação

3-Rio Nilo

4-Olmecas

5- Machu Picchu

6-A Espanha e a conquista do novo mundo

7-Achamento, descobrimento ou conquista do Brasil?

8-Projeto colonizador no Brasil.

9-Capitania de São Vicente

10-Paulo Freire

11-Professor

12-O que é aprender?

Introdução

A história faz parte de nossas vidas, estudar esta matéria é fundamental para nós seres humanos, pois com ela conheceremos melhor a vida de nossos ancestrais; aprendendo sua vida, cultura e descobertas. A importância do passado transformando o presente e o nosso futuro.

Interesso- me pela educação , desejo ser uma excelente professora, buscarei me tornar uma ótima profissional.

Essa faculdade é sinceramente o que eu precisava para transformar a minha vida para melhor.

Nesse trabalho procurei destacar os temas que mais me marcaram durante essa primeira etapa do curso.

Desenvolvimento

Esse trabalho foi realizado com a finalidade de refletir sobre as nossas origens, sobre o projeto colonizador, a América anterior conquista , sobre a educação, cultura e sociedade, enfim buscar na história e na educação a construção de novos saberes com a finalidade e demonstrar as minhas paixões, os meus medos, minhas opiniões e meus anseios.

Procurei destacar assuntos que demonstram meu amor pela historia, falar sobre o passado, imaginar como viviam nossos ancestrais, os locais onde eles viveram e alguns desses assuntos tem ligação com os dias de hoje, pois em alguns textos procurei demonstrar que alguns atos do passado influenciam nosso presente e nosso futuro.

E em relação a educação, descobri como foi interessante expor meus pensamentos sobre determinados assuntos, afinal de contas esse é meu novo projeto e ser educador é o meu futuro.

1-Luzia, o fóssil de Lagoa Santa

Um achado extraordinário mudou a história brasileira, um crânio com cerca de 20 anos foi encontrado em uma missão arqueológica em escavações em uma gruta em Lapa Vermelha, região de Lagoa Santa MG.

Luzia é considerada a brasileira mais antiga e possuía características negroides- australoides, ou seja, que lembram os traços dos aborígenes da Austrália e os negros da África.

É incrível imaginar como viveram nossos ancestrais aqui no Brasil, suas descobertas, suas culturas, sua forma de viver. De acordo com estudos ela se alimentava juntamente com seu grupo de plantas, frutas, raízes e algumas vezes carne. Luzia provavelmente viveu pouco e talvez sua morte tenha sido causada por catástrofes naturais ou ate mesmo possa ter sido ferida por algum animal.

Outro fato importante é como os ancestrais de Luzia chegaram ao continente americano?

De acordo com Walter neves arqueólogo e professor em evolução humana do departamento de genética e biologia evolutiva da USP assim como os ancestrais dos índios atuais os ancestrais dos primeiros americanos (o povo de Luzia) também vieram do nordeste da Ásia e chegaram ao novo mundo pelo Estreito de Bering.

Esse nome Luzia foi dado por analogia a própria Lucy um australopitecus afarensis encontrado na África, hoje este esqueleto esta guardado juntamente com outras coleções da região de lagoa santa no acervo de SABMN.

Uma descoberta valiosa da nossa história e tão pouco discutida nas salas de aula, eu mesma conhecia muito pouco sobre esse assunto, comecei a me aprofundar e pesquisar depois do estudo do livro “as origens” de Maria Aura Marques Aidar e Sandra Mara Dantas, e descobri fatos e detalhes incríveis sobre esses fosseis.

Nossa história deve ser mais valorizada e estudada, nossos alunos deveriam estar cientes, trabalhos deveriam ser feitos sobre esses assuntos para despertar em nós o interesse sobre o que aconteceu no passado do nosso País.

Nas figuras acima temos o crânio de Luzia e a reconstrução de como seria seu rosto.

2- Racismo e discriminação

Acredito que nunca perderemos esse nosso costume de acharmos que somos superiores aos outros somente por ter a pele “clarinha”, o corpo “perfeitinho” ou o cabelo mais “lisinho”, de um jeito ou de outro sempre olharemos aqueles que não julgamos tão belos quanto nós com outros olhos, o da discriminação.

Posso dizer por experiência própria colocamos defeitos em tudo, pois se vejo uma pessoa com mais atributos do que os meus logo arrumo uma imperfeição para ela e isso não é só comigo não, a toda hora somos aterrorizados por um padrão de beleza física estipulado pela sociedade e alimentado por nós, o que nos leva a criticar o próximo ao invés de procurar melhorar nossos defeitos. Quando me refiro a racismo não estou falando somente de cor, também do racismo sofrido pelos deficientes em geral, pelos obesos, pelos idosos, por aqueles que julgamos não terem nascidos com os mesmos atributos que nós, diga- se de passagem, atributos criados por nós.

Já fui obesa pesei 130 kg e consigo me lembra de cada vez que fui humilhada na escola por não fazer parte do grupo das “bonitinhas”, das vezes que fui ridicularizada pelas pessoas quando passava na rua, quando fui motivo de piada na minha família, isso é racismo, discriminação.

Resolvi dar a volta por cima e emagreci 57 kg, imaginado que nunca mais passaria por isso, pois eu sei o que cada uma dessas pessoas guarda dentro de si quando são agredidas dessa forma, agredidas sim, pois certas palavras causam dor maior do um tapa.

E depois de toda mudança ocorrida na minha vida vinha sempre uma pergunta na minha mente “Agora você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com