TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCA IV MATEMÁTICA UNIUBE

Por:   •  6/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.285 Palavras (18 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

MARCIO FIRMO BATISTA

RA: 1103058

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM IV

UBERABA – MG

NOVEMBRO / 2015


UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE

MARCIO FIRMO BATISTA – RA 1103058

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM IV

        

Trabalho apresentado à Universidade de   Uberaba – UNIUBE – como requisito para obtenção de Licenciatura Plena em Matemática, sob orientação do Professor Regina Alves Pinto Mendonça

                                                

UBERABA – MG

NOVEMBRO / 2015


" A matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o universo”

 (Galileu Galilei)

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por não ter se afastado de mim e ter me acompanhado até no fim da minha desta  trajetória.  

Agradeço aos meus pais, Geraldo Firmo Batista  e Valdinha Gomes Batista  e aos meus filhos , por absolutamente tudo.  Cada um de seus atos foram de suma importância para que eu alcançasse todas as oportunidades que eu tive para crescer e me tornar o que sou.

Agradeço a todos os professores tutores e a minha preceptora,  que tive durante minha trajetória, pelo tempo e paciência a mim dedicados e pelo espírito crítico o qual espero, pelo menos em parte, ter adquirido, bem como a EMEF Professor Clóvis Leão de Almeida, nas pessoas de sua Diretora Emyldes de Lima Silva, de sua Coordenadora Pedagógica Rosimary Batista da Silva e do Professor de Matemática Regimar Alves Ferreira, pelo apoio na Prática de meu Estágio Supervisionado.

Às minhas novas amizades concebidas durante a realização do curso. Que elas durem tanto quanto foram intensas.

APRESENTAÇÃO

Sou Marcio Firmo Batista, graduando em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Uberaba –UNIUBE, porém já havida iniciado o mesmo curso em outras duas Instituições  (Universidade do Estado de Goiás e na Universidade de Rio Verde – GO), porém por motivos de locomoção e até mesmo financeiro, infelizmente tive que desistir em ambas Instituições.  Espero que possa dar prosseguimento desta vez, sem nenhum contratempo, visto que escolhi ser professor, porque sempre fui fascinado pela Matemática, pelos desafios que nos propõe diariamente e por vive-la intensamente no meu dia-a-dia.

Portanto, seja qual for o entendimento ou discernimento sobre o estudo da Matemática, é notório que em todos os lugares do mundo, independentemente de etnias, crenças ou sistemas de gestão, ela está presente na matriz curricular, desde os primeiros anos de escolaridade, tornando-se indispensável ao ser humano, assim como ler e escrever.

Refletindo sobre o que disse Pitágoras, que “Os números governam o mundo!”, posso dizer que estou entusiasmado como esse novo, ansioso, e muito satisfeito por estar cursando Matemática, na certeza que após de concluída minha graduação, estarei exercendo a profissão que sempre almejei, com disposição e força de vontade.  Agora bem mais ansioso, visto que estamos chegando a reta final do Curso de Licenciatura e com o que o futuro me reserva como docente em Matemática. Mas posso afirmar que estou bem confiante, visto que a preparação está sendo bem proveitosa em virtude dos bons Professores Tutores que o Curso oferece e com o material oferecido, seja ele virtual ou físico.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da quarta etapa do Curso de Licenciatura em Matemática, o que aconteceu durante o segundo semestre/2015, passo a passo do que foi concluído, as melhorias e amadurecendo enquanto acadêmico, a capacidade de conseguir realizar as atividades com sucesso agir com firmeza sem deixar que as incertezas atrapalhassem o meu aprendizado.

Neste TCA estão apresentados os conteúdos e atividades desenvolvidas ao longo da etapa 4 que iniciou em Agosto 2015 a Dezembro de 2015. O componentes curriculares desta Etapa faz observações sistemáticas de aspectos e pontos de vista do conhecimento, estabelecendo, sempre, relações entre eles, utilizando uma metodologia para que conhecimento matemático (aritmético, geométrico, histórico, algébrico, analítico, ...), possa nos trazer informações relevantes, para interpretar as situações problemas que nos são propostas, nos dando condições de avaliá-las criticamente.

Todas as atividades propostas são claras e nos permite resolver cada uma das situações-problema, de forma que possamos estar desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis, tais como as vídeos aulas e sugestões propostas pelos professores, além do material que nos é enviado, que torna, bem mais fácil, a compreensão de cada componente. Portanto, a proposta deste trabalho, acredito eu, seja, exatamente apontar se os objetivos propostos por cada Componente Curricular desta Etapa, foram alcançados, de acordo com o que é proposto.

Sumário

Introdução8

A Matemática como Instrumento de Leitura da Realidade: Física 9

A Matemática como Instrumento de Leitura da Realidade: Probabilidade 10

Espaço Pedagógico Sala de Aula II 14

Estágio Supervisionado I 15

Prática Pedagógica IV  17

Conclusão  18

Referências 19

  1. INTRODUÇÃO

O grande desafio de ensinar Matemática, é torna-la significativa para quem aprende, uma vez essa que usada essa linguagem de forma equivocada, trará consequências desastrosas em relação a seu aprendizado.  Nesta concepção, venho apresentar meu Trabalho de Construção de Aprendizagem na Etapa 4, do Curso de Licenciatura em Matemática, pelo Polo de Apoio Presencial na cidade de Quirinópolis-Goiás. Por este trabalho estarei divulgando os conhecimentos transmitidos e estudados e por mim aprendidos, ao longo desta Etapa. Tentarei mostrar a importância de cada disciplina (componente) e as contribuições que os mesmo podem nos trazer para trabalharmos o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, bem como o quanto da componente pode auxiliar no entendimento das caracterizas e necessidades de nossos futuros alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (592.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com