TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Templo De Zeus

Trabalho Escolar: Templo De Zeus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  1.904 Visualizações

Página 1 de 4

Nome da obra: Templo de Zeus Olímpico

Início da construção: Século VI a.C.

Término da construção: 132 d.C.

Localização: Atenas – Grécia

O Templo de Zeus Olímpico, também conhecido como o Olympeion, foi um magnífico templo construído em honra do deus Zeus. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos.

Sua construção se iniciou a partir do sexto século a.C. por Psistrato e seu filho Hippias. Isto ocorreu durante o governo de Peisistratus. Mas, por vários fatores, entre eles, o ataque de inimigos, era difícil de concluí-lo. Esta tomou séculos, e só se concluiu mais de seiscentos anos após o início, próximo a 132 d.C. sob o domínio romano, através do imperador Adriano, que detinha verdadeiro fascínio pela cultura grega concluiu não só o projeto do templo como também edificou diversas outras obras em Atenas. Possuía estátuas feitas pelos melhores artistas da época, como Fídias, Polykleitos ou Krésilas.

Quando concluída a construção do templo impressionante, o Imperador Adriano ordenou a criação de uma estátua de ouro e marfim com a imagem de Zeus e outra de si mesmo para ser colocado dentro do templo.

Desde o término de sua construção, o templo veio a sofrer ataques de inimigos. Devido aos seus vários ataques, como no saque de Atenas de 267 d.C., promovido pelos hérulos, não foi restaurado depois disso, mas de qualquer forma foi desativado com a supressão do paganismo em 425 por Teodósio II, que usou parte do material para erguer uma basílica cristã nas proximidades. Desde então o templo foi sistematicamente depredado para retirada de mármore para outras edificações em Atenas.

Atualmente, restam apenas15 majestosas colunas coríntias que se erguem para o céu, e outra caída ao solo. Lembranças remanescentes da era clássica de Atenas.

Projeção do Templo de Zeus

Ruínas do Templo de Zeus, restando atualmente 15 colunas em pé, e outra caída ao solo.

Foi uma das mais impressionantes obras gregas e teve em seu esplendor, mais de 4 mil metros quadrados ornamentados por belíssimas colunas coríntias, localizada na cidade de Atenas. Atualmente, está localizado em um terreno de 26 mil metros quadrados (200 m de comprimento e 130 de largura).

Planta com indicação do norte do Templo de Zeus na Antiga Grécia.

Posição na atual Grécia.

Ruínas do Templo de Zeus vista por satélite.

O Templo era composto por colunas coríntias e paredes que abrigavam a estátua de Zeus, e em sua maior parte, o mármore pentélico foi o principal material utilizado em sua construção.

No Olympeion, assim como em outros templos deidades gregas, ctônicas e heróis eram cultuados com extremo zelo por todos os homens livres da população. Entretanto, intelectuais apontavam que grandes construções simbolizam paradigma de como estado dispersava a atenção das pessoas diante as problemáticas da sociedade com enormes construções em caráter de espaço público e religioso.

O que não falta no local é belas histórias, entre elas, por exemplo, a de Sócrates, que costumava reunir seus discípulos sob estas colunas. A área dispunha ainda de ginásios, instalações semelhantes às nossas academias de ginástica.

Colunas remanescentes do Templo de Zeus.

Colunas remanescentes do Templo de Zeus.

Extensa área ao redor das ruínas do Templo de Zeus, a qual, servia também como área de lazer a população. 

Era um edifício períptero (edifício rodeado de colunas isoladas) tendo 104 colunas ao redor e em planta, 41x108 metros. Verificando estes aspectos, seria como qualquer dos muitos templos que foram construídos nas cidades gregas.

Composto por grandiosas colunas coríntias ornamentadas, totalizando 104 ao redor, com 17 metros de altura por 2 metros de diâmetro, sendo uma série dupla de colunas na frente e nos fundos.

No seu interior, continha estátuas de mármore grandiosas dispostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com