TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zeus

Tese: Zeus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  4.591 Palavras (19 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 19

Zeus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Para outros significados, veja Zeus (desambiguação).

Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Dezembro de 2008).

Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.

Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Zeus

O Júpiter de Esmirna, descoberto em Esmirna em 1680.1

Rei dos Deuses

Deus do Céu, Trovão e Relâmpago

Deus da Lei, Ordem e Justiça

Morada Monte Olimpo

Símbolos Raio, águia, touro e carvalho

Cônjuge Hera e outras

Pais Cronos e Reia

Irmãos Héstia, Hades, Hera, Posidão e Deméter

Romano equivalente Júpiter

Zeus (em grego antigo: Ζεύς; transl. Zeús;2 em grego moderno: Δίας, transl. Días), na religião da Grécia Antiga, é o "pai dos deuses e dos homens" (πατὴρ ἀνδρῶν τε θεῶν τε, patēr andrōn te theōn te),3 que exercia a autoridade sobre os deuses olímpicos como um pai sobre sua família. É o deus dos céus e dos trovões, na mitologia grega. Seu equivalente romano é Júpiter, enquanto seu equivalente etrusco é Tinia; alguns autores estabeleceram seu equivalente hindu como sendo Indra.

Filho de Crono e Reia, Zeus é o mais novo de seus irmãos; na maior parte das tradições é casado com Hera, embora, no oráculo de Dodona, sua esposa seja Dione, com quem, de acordo com a Ilíada, ele teria gerado Afrodite.4 É conhecido por suas aventuras eróticas, que frequentemente resultavam em descedentes divinos e heróicos, como Atena, Apolo e Ártemis, Hermes, Perséfone (com Deméter), Dioniso, Perseu, Héracles, Helena de Troia, Minos, e as Musas (de Mnemosine); com Hera, teria tido Ares,Ênio,Ilítia, Éris Hebe e Hefesto.5

Como ressaltou o acadêmico alemão em seu livro Religião Grega, "mesmo os deuses que não são filhos naturais de Zeus dirigem-se a ele como Pai, e todos os deuses se põem de pé diante de sua presença."6 Para os gregos, era o Rei dos Deuses, que supervisionava o universo. Nas palavras do geógrafo antigo Pausânias, "que Zeus é rei nos céus é um dito comum a todos os homens."7 Na Teogonia, de Hesíodo, Zeus é responsável por delegar a cada um dos deuses suas devidas funções. Nos Hinos Homéricos ele é referido como o "chefe dos deuses".

Seus símbolos são o raio, a águia, o touro e o carvalho. Além de sua clara herança indo-européia, sua clássica descrição como "ajuntador de nuvens" também deriva certos traços iconográficos das culturas do Antigo Oriente Médio, tais como o cetro. Zeus frequentemente foi representado pelos antigos artistas gregos em duas poses diferentes: numa, em pé, apoiado para a frente, empunhando um raio na altura de sua mão direita, erguida; na outra sentado, numa pose majéstica.

Havia muitas estátuas erguidas em sua honra, das quais a mais magnífica era a sua estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os Jogos Olímpicos eram realizados em sua honra.

Índice [esconder]

1 Etimologia

2 Zeus na mitologia

2.1 Nascimento

2.2 Infância

2.3 Rei dos deuses

2.4 Zeus e Hera

2.5 Consortes e filhos

2.5.1 Descendentes divinos

2.5.2 Descendentes semi-divinos e mortais

3 Títulos e epítetos

4 Cultos

4.1 Cultos pan-helênicos

4.1.1 Zeus Velcano

4.1.2 Zeus Liceu

4.1.3 Outros cultos

4.2 Cultos não-pan-helênicos

4.3 Oráculos

4.3.1 Oráculo de Dodona

4.3.2 Oráculo de Siwa

5 Zeus e deuses estrangeiros

6 Zeus na filosofia

7 Na cultura moderna

8 Referências

8.1 Bibliografia

9 Ligações externas

Etimologia[editar]

Carruagem de Zeus, de Histórias dos Tragedistas Gregos (1879), de Alfred Church.

Em grego, o nome do deus é Ζεύς, Zeús, AFI: [zdeús] (nominativo : Ζεύς, Zeús; vocativo : Ζεῦ, Zeû; acusativo: Δία, Día; genitivo: Διός, Diós; dativo: Διί, Dií). Na Civilização Minoica, Zeus não era cultuado pela população geral, mas apenas em pequenos cultos minoritários que o viam como um semideus que acabara sendo morto.8 Os primeiros registros de seu nome estão no grego micênico, nas formas di-we e di-wo, escritas no silabário Linear B.9

Zeus, referido poeticamente pelo vocativo Zeu pater ("Ó, pai Zeus"), é uma continuação de *Di̯ēus, o deus proto-indo-europeu do céu diurno, também chamado de *Dyeus ph2tēr ("Pai Céu").8 Este mesmo deus é conhecido por este nome em sânscrito (Dyaus/Dyaus Pita), latim (Júpiter, de Iuppiter, do vocativo proto-indo-europeu *dyeu-ph2tēr10 ), que é derivado da forma básica *dyeu- ("brilhar", e em seus diversos derivados - "céu", "deus").8 Já na mitologia germânica o paralelo pode ser encontrado em *Tīwaz > alto germânico antigo Ziu, nórdico antigo Týr, enquanto o latim também apresenta as formas deus, dīvus e Dis (uma variação de dīves11 ), do substantivo relacionado *deiwos.11 Para os gregos e romanos, o deus do céu também era o deus supremo. Zeus é a única divindade do panteão olímpico cujo nome tem uma etimologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com