TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Thomas hobbes

Por:   •  4/4/2015  •  Bibliografia  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

Biografia de Thomas Hobbes

Segundo o autor os clássicos da política- Hobbes O medo e a esperança são possíveis perceber as principais idéias de Hobbes gira em torno do Estado de natureza, Contrato social, soberania e bellum omnia omnes.

Hobbes era contratualista, ou seja, ele afirmava que a origem da sociedade se originou num estado através de um pacto que envolviam as relações sociais e políticas, sua idéia contratualista foi muito criticada, assim como outros filósofos que também acreditavam, mas com idéias contrárias criticou asperamente, o Sir.Henrry Maine que dizia que esse contrato só é possível quando há experiências e noções de uma longa vida em sociedade ,e que se não fosse por isso os homens seriam selvagens e ignorantes.

Hobbes se contrapõem a essas idéias para ele o homem natural não é um selvagem, é o mesmo que vive em sociedade, e que o tempo de vida seja historicamente ou socialmente não mudam, pois Hobbes diz que não há história entendida como transformada os homens, ou seja, a história do homem não o modifica.

Dando continuidade, ao estado de natureza do homem, encontramos algumas causas que causam discórdia entre os homens. A competição, desconfiança e a glória, levando os homens a atacar os outros visando lucro, utilizando-se de força para se defender, tendo a arrogância como motivo para sorrir e buscar reputação social. Nesse aspecto, quando os homens vivem sem um poder que impõe regras, é entendido que eles vivam em guerra, uns contra os outros, e que sua natureza não consiste apenas no ato de lutar, mas na disposição que tais homens têm para desenvolver uma guerra.

Para Hobbes O indivíduo hobbesiano não almeja tanto os bens, e que a honra é a busca da glória, e o homem não é homo econômicos pois seu maior interesse não estava em produzir riqueza por esse motivo os homens vivem de imaginação (honra/glória fantasiosa).

Em relação a Lei de natureza Hobbes definiu o direito como o que consiste na liberdade de fazer ou omitir, sendo que a lei determine ou obrigue uma dessas duas coisas, e segundo ele as leis da natureza são contrárias as nossas paixões naturais que nos fazem tender ambas opções, portanto se não for instituído um poder grande segundo o autor para nossa segurança cada um confiará em sua própria força e capacidade.

Hobbes diz que o estado das duas condições ao homem em relação aos fundamentos jurídicos o direito da natureza que é a liberdade de fazer e omitir algo e a lei da natureza que é determinar ou obrigar alguém a fazer algo.O poder do Estado deve ser pleno e soberano é a condição para a existência da sociedade e deve ter um representante do povo com toda força e poder absoluto que una a multidão em uma só pessoa um soberano entre o contrato de associação pelo qual se forma a sociedade, e do contrato de submissão que institui um poder político, firmado entre a sociedade e o soberano.

Nesta obra o autor diz que os direitos e faculdades, Conforme pactuam não se encontram obrigados por pactos anteriores contraditórios, e que não pode haver quebra do pacto por parte do soberano nem dos súditos, se a maioria escolher um soberano, os que tiverem discordado devem consentir e o súdito é autor de todos os atos e decisões do soberano instituído, sendo que aquele que detém o poder soberano não pode ser morto nem punido.

Segundo suas idéias e pensamentos de Igualdade e Liberdade: igualdade é quando dois homens podem querer a mesma coisa, gera ai então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com