TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipologia De Fonte, Germinal

Ensaios: Tipologia De Fonte, Germinal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho Sobre Fonte Histórica

A fonte escolhida para o trabalho sobre fontes históricas foi a obra Germinal do autor francês Émile Zola. Seu livro foi publicado em 1885 na França, porém o autor começou a escrita de seu livro alguns anos antes. Para escrever sua obra Zola passou dois meses trabalhando e vivendo entre os mineiros franceses, presenciando durante esse tempo até mesmo uma greve.

Na época da escrita do romance a Europa passava inúmeros avanços na tecnologia e na produção, mas também por crises e muita miséria. Algumas décadas antes do lançamento da obra de Zola o Manifesto Comunista é publicado, a época de Germinal é o intervalo entre a primeira e a segunda Internacional, ou seja, nada era estável na época, de um lado a burguesia com medo da disseminação no comunismo e do outro as organizações trabalhistas se formando e ficando cada vez mais forte, esse é o contexto histórico em que Germinal é escrito e lançado.

Émile Zola era um Naturalista, conhecida também como a versão mais radical do Realismo, ou seja, ele buscava ao máximo se aproximar na realidade vivida pelo mesmo em sua obra Germinal. Utilizando de um vocabulário menos cordial e erudito o autor buscava com a sua obra denunciar para a sociedade a realidade vivida pelos mineiros da segunda metade do século XIX.

Sendo Zola um Naturalista e buscando rigorosamente expressar a realidade da época o historiador possui um loque de possibilidades para estudar a obra. Sendo possível analisar desde a luta de classes, os traumas familiares causados pelo trabalho moderno, as micro relações de poder existentes tanto na classe proletária quanto na burguesia. Enfim, um livro rico em possibilidades de analise, não só no campo historiográfico, mas também no campo sociológico e psicológico.

O romance Germinal pode ser encontrado em bibliotecas e sebos, também na internet se acha as versões em PDF. Em 1993 foi lançado o filme baseado no livro, com o mesmo nome, dirigido por Claude Berri.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com