TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Trabalho Escolar: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  3.581 Visualizações

Página 1 de 9

OFICINA DE HISTÓRIA

Explorar & Refletir

1- Em grupo, pesquisem e debatam o assunto a seguir: A intervenção do Estado na economia não foi uma característica exclusiva do mercantilismo. Ao longo da história das diferentes sociedades, os Estados praticaram graus diversos de intervenção socioeconômica.

• Sobre a intervenção do Estado na economia, o que defende o chamado neoliberalismo?

O neoliberalismo prega o estado mínimo, ou seja, a mínima do governo na economia.

• E o que defende, neste campo, o Keynesianismo (expressão que deriva do nome do economista John M. Keynes)?

Nos dias de hoje, não existem países que praticam políticas mercantilistas tal: Keynes pregava a intervenção do estado de forma a manter a oferta e a procura equilibrada para não originar crises. Era a teoria do pleno emprego, de acordo com o volume da produção. Hoje o governo utiliza as práticas de variação nas taxas de juntos para fazer essa regulagem no mercado.

2- Leia a seguir o texto do historiador brasileiro Caio Prado Jr. Trata-se de uma passagem conhecida dos historiadores e, igualmente, debatida.

“A colonização do Brasil tomou o aspecto de uma vasta empresa comercial, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu. É este o sentido da colonização.”

a) Com base no texto acima, estabeleça uma relação entre mercantilismo e colônias de exploração.

Mercantilismo é o conjunto de práticas econômicas onde o Estado intervem na economia à busca do enriquecimento. Através das colônias de exploração que tinham como objetivo enriquecer as metrópoles coloniais.

b) Debata em grupo a afirmação do autor. “é este o sentido da colonização.”

É o aspecto de uma vasta empresa comercial, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu.

3- Nos dias de hoje, não existem países que praticam políticas mercantilistas tal como estudamos no capítulo. Entretanto, é comum as nações mais desenvolvidas exercerem certo domínio econômico sobre as menos desenvolvidas. Converse sobre esse assunto com o professor de Geografia e o de Sociologia.

Pesquise os mecanismos de competição existentes no intercâmbio internacional, considerado:

a) Quais são os principais agentes econômicos em desenvolvimento? E das economias desenvolvidas?

Metalismo, balança com favorável, protecionismo, intervencionismo estatal.

b) Quem são os principais agentes econômicos da atualidade? E no mercantilismo?

Indústria têxtil, empresarial, alimentícia. Matéria-prima (não transformada) café em grãos, algodão, etc.

c) Podemos estabelecer semelhanças e diferenças entre as políticas e práticas econômicas atuais com as da época do mercantilismo? Discuta com seus colegas as suas conclusões.

Sim, é só pesquisar.

4- Leia o texto a seguir, extraído da obra Estrutura e dinâmica do antigo Sistema Colonial, do historiador Fernando Novais.

“A economia colonial, escravista-mercantil, é uma economia predatória. E reencontramos de novo o sentido primário da colonização: desdobramento da expansão comercial européia, a colonização do Novo Mundo começou por uma atividade de pura exploração dos produtos naturais (pau-brasil, peles); ao se instaurar a produção colonial o sistema adquire extraordinária complexidade, mas mantém o sentido originário da depredação da paisagem natural.”

• Com base no texto, o que é possível afirmar sobre o processo de colonização portuguesa na América?

Entre os anos de 1534 e 1536, o rei de Portugal D. Pedro III resolveu dividir a terra brasileira em faixas, que partiram do litoral até a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Estes que recebiam as terras, chamadas de donatários, tinha a função de administrar, colonizar, proteger e desenvolver a região. Cabia também aos donatários combater os índios de tribo que tentavam resistir à ocupação de território. Em troca destes serviços, além das terras, os donatários recebiam algumas regalias, como a permissão de explorar as riquezas minerais e vegetais da região.

Questões de seleção para as universidades

1- (Unicamp)

“Podemos dizer que a idéia de globalização é mais antiga do que imaginamos. Alguns acreditam que sua origem remota a uma Bula Papal, de 1493, que pela primeira vez empregou a palavra descobrimento. Por este documento, a Europa adquiria o direito de converter à sua religião os povos do mundo e se apropriar das terras por ela descobertas. Evidentemente, trata-se de uma idéia unilateral e unidimensional de globalização: foram desconsideradas, quando não aniquiladas, as diferenças culturais e sociais.”

SUBIRATS, Eduardo, O mundo, todo e uno (adaptado pela instituição).

a) Quais os países europeus que desencadearam essa globalização?

Portugal e Espanha foram os pioneiros com suas caravelas.

b) Por que o autor considera unilateral essa globalização?

Porque a idéia de Globalização aqui presente carece de uma profunda análise dos fatos e do contexto, são desconsideradas muitas características socioculturais.

c) De acordo com o enunciado, qual o significado de descobrimento para os europeus? Por que, hoje ele é contestado?

Convertimento de povos a fé Cristã e apropriação de novas terras.

2- (PUC-PR) As práticas mercantilistas, ocorridas na Idade Moderna, estiveram relacionadas com:

a) A exploração de impérios coloniais e a regulamentação do comércio exterior

b) O surgimento das Corporações de Ofícios

c) A idéia de liberdade de produção, de concorrência e de circulação de mercadorias

d) O surgimento das doutrinas iluministas

e) O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com