TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Artigos Científicos: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Cândido Portinari foi um artista plástico brasileiro. Nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São paulo), em 29 de dezembro de 1903. Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de café, até gigantescos murais, como os painéis guerras e Paz, presenteados a sede da ONU em Nova Iorque em 1956, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Portinari é considerado um dos artistas mais previlegiados do Brasil e foi o pintor pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

dentre suas obras, destacam se: " A primeira Missa no Brasil", " São Francisco de Assis" e Tiradentes. Seus retratos mais famosos são: seu autorretrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor Mário de Andrade.

No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores Aristas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elememtos quimicos presentes em certas tintas.

Filho dos imigrantes italianos, Giovani Battista Portinari e Dominica Toquarto, Cândido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo,com a vocação artística florescendo logo na infância, Portinari teve uma educação deficiente, não completando se quer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuava na restauração de igrejas, passa pela região de Brodowski e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro Grande indicio do talento do PINTOR BRASILEIRO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com