TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho A Domicilio

Tese: Trabalho A Domicilio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Historicamente o trabalho a domicílio surgiu no século XVI, quando se nota a transição do feudalismo para o capitalismo. O avanço tecnológico, por sua vez, muito contribui para que o trabalho seja

realizado no domicílio do trabalhador. Primeiramente, em face das facilidades que os instrumentos de comunicação e os equipamentos modernos de trabalho proporcionam e, em segundo lugar, pelo interesse na redução de custos. E ainda, em face do interesse do trabalhador, principalmente daquele que presta serviço especializado ou que coloca à disposição do tomador do serviço o seu conhecimento intelectual, haja vista que a nova feição que adquire o tempo e o espaço na vida do

trabalhador e provoca a mistura entre o ócio, o lazer e o trabalho pode ser apontada como uma das vantagens desta modalidade de trabalho em domicílio, não obstante haja, obviamente, as desvantagens.

Atualmente,

quer sob o ponto de vista econômico, quer sob o jurídico, o trabalho em domicílioa significa o trabalho executado pelo operário longe da vista do empregador, em local muitas vezes escolhido por aquele, desde que não seja a fábrica ou o escritório nem qualquer dependência pertencente a quem encomenda o serviço. A lei brasileira de 1938, que, pela primeira vez regulou a espécie entre nós através do Decreto-Lei nº 399, de 30 de abril de 1938, definiu o trabalho em domicílio da seguinte maneira: Entende-se por trabalho em domicílio para os efeitos do presente regulamento, o executado na habitação do empregado ou em oficina de família, por conta de empregador que o remunere.

A lei brasileira de 1938, que, pela primeira vez regulou a espécie entre nós através do Decreto-Lei nº 399, de 30 de abril de 1938, definiu o trabalho em domicílio da seguinte maneira: Entende-se por trabalho em domicílio para os efeitos do presente regulamento, o executado na habitação do empregado ou em oficina de família, por conta de empregador que o remunere , executando o serviço na casa do cliente ou em suas próprias casas, em que recebiam pelo que faziam normalmente por peça elaborada. Tal trabalho constitui uma típica classe de trabalhadores nômades. Esses trabalhadores, contudo, já podem ser considerados artesãos na linguagem econômica.

( Possivel 2ª parte. )

Na Revolução Industrial, iniciada no século XVIII na Inglaterra, substituiu-se a mão-de-obra humana pelas máquinas a vapor, sempre com a idéia de o patrão diminuir os custos, obter mais lucros e aumentar a produtividade.

Nessa época abandona-se à idéia de trabalho a domicílio e os trabalhadores estão todos centrados na manufatura.

Grandes aglomerados de trabalhadores em linha de produção para executar tarefas em série.

Nesse momento os trabalhadores começam a se organizar para exigirem seus direitos, como diminuição da jornada de trabalho e melhores condições de trabalho.

Em 1960 o trabalho a domicílio reaparece na sociedade européia, na produção têxtil, calçadista.

Em 1970 o trabalho a domicílio se expande para outros setores de embalagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com