TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Historiografia

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Atividade de portfólio

Professor: Edgar Franke Serratto.

História.

Ionara Gomes Barros Takahagassi

R.A 8076018

Palmas/TO

  Nesta perspectiva, nossa atividade consiste na realização de uma pesquisa no you tube, sobre vídeos que tratem dos conceitos compreendidos no pensamento de Foucalt a saber: discurso, descontinuidade, episteme genealogia e arqueologia. Se deve ao menos apresentar dois diferentes tipos de vídeos, entretanto, estes devem ser acompanhados de uma breve sinopse e de uma justificativa frente as suas escolhas.

Discurso: Para Michel Foucalt o discurso não pode ser entendido como um conjunto de palavras como uma retórica e somente com as palavras que sai  da boca do indivíduo o discurso  ele não se confunde só com um conjunto de palavras, coisas ditas, ao mesmo tempo ele não tem muito haver com as palavras mais é na verdade um interstício onde nós consegue organizar aquilo que é possível de ser considerado uma verdade ou  mentira, validado como uma ciência ou não, logico de ser falado em alguma situação por cada sujeito que participa do discurso.

   Então o discurso é como um sistema como algo parecido como uma estrutura que tem uma dispersão de enunciados regido por regras que podem fornecer uma possibilidade de aparecimento de alguns enunciados regidos por regras que podem fornecer uma possibilidade de aparecimento de alguns enunciados e desaparecimento de outros que podem definir as ausências e presenças, o discurso funciona como uma maneira de se construir uma realidade, com maneira coberta com   algum tipo de simbolismo conseguindo organizar o discurso funciona como um elemento para construir uma realidade em conjunto com a realidade material vista para além do discurso formado também historicamente ele não nasce do nada, nasce a partir da vontade dos indivíduos.

 O discurso é aquilo que vai fornecer os enunciados para compor as vontades dos desejos fornece as possibilidades de se ter um objetivo dentro de um dado discurso e de ser ter uma chance de falar uma coisa ou outra tudo dependendo da posição que o sujeito ocupa dentro do discurso as relações que são firmados entre diferentes sujeitos portanto definindo aquilo que pode ser dito por cada um deles, o discurso é móvel ele pode se modificar.

Arqueologia:  O método arqueológico foi descrito por Foucault em 1969, no livro Arqueologia do Saber. O método teve como ponto de partida a história das ideias, a qual é atribuída à tarefa de penetrar nas disciplinas existentes, tratá-las e reinterpretá-las - é a disciplina dos começos e dos fins, da descrição das continuidades obscuras e dos retornos, da reconstituição dos desenvolvimentos na forma linear da história. A descrição arqueológica, por sua vez, abandona os postulados e procedimentos da história das ideias na tentativa de fazer uma história inteiramente diferente daquilo que os homens disseram. Procura estabelecer a constituição dos saberes privilegiando as interrelações discursivas e sua articulação com as instituições, na tentativa de responder a como os saberes apareciam e se transformavam. A arqueologia busca definir não os pensamentos, as representações, as imagens, os temas, as obsessões que se ocultam ou se manifestam nos discursos; mas os próprios discursos, enquanto práticas que obedecem regras não trata o discurso como documento; dirige-se ao discurso em seu volume próprio, na qualidade de monumento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com