TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Primitivo

Monografias: Trabalho Primitivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  6.285 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho Primitivo

O modo de produção primitivo foi desenvolvido na pré-história, quando o homem ainda não produzia seu próprio alimentos, eram nômades, caçavam, pescavam e colhiam e dividiam os alimentos entre sua tribo.

Esse modo de produção não incluía a opressão das classes pobres pelas classes mais poderosas, haja vista que ainda não existia a idéia de classes sociais.

Com advento da agricultura, os homens começaram a ter noção de território, se tornaram sedentários, e assim sendo, surgiu toda uma divisão de trabalho: uns plantavam, outros trabalhavam nos moinhos, e alguns teriam de defender as terras de outros que também queriam poder usá-las, formando os primeiros exércitos.

Com essa nova estruturação de sociedade, surgiram as classes sociais, as lutas entre tribos, e nessas lutas, os perdedores começaram a virar escravos, aumentando mais ainda a noção de classes superiores e inferiores.

Essa nova forma de organizar a sociedade estava centrada na figura de um rei-imperador, que exercia seu poder absoluto através da legitimação da graça divina, ou seja, o próprio deus lhe concedeu a autoridade, portanto, detinha poderes divinos.

Essa nova forma de divisão dos modos de produção é denominada de modo de produção asiático, pois ocorreu nos impérios do Oriente Médio antigo, como Egito, Babilônia, Assíria e também na América Pré-Colombiana.

Hoje em dia, o modo de produção primitivo encontra-se quase que completamente extinto.

Sociedade Primitiva

A expressão sociedade primitiva tem um sentido muito preciso nas correntes evolucionistas, designando as sociedades que representam os primórdios da civilização. Primitivas são, assim, as sociedades e as culturas tidas como elementares e originais. As sociedades evoluiriam dos estados primitivos (homogêneos) aos estados modernos pela diferenciação das partes e a especialização das funções. Torna-se, portanto, natural que, de acordo com a perspectiva evolucionista, se considere como inferiores e selvagens as sociedades anteriores à civilização, definidas por aquilo mesmo que não possuem e que permitiu às outras sociedades tornarem-se civilizadas: a escrita, um conjunto de ideias, valores, leis, artes, técnicas e condições materiais que possibilitaram a urbanização, o surgimento de um domínio público e do estado, do ensino etc.

As sociedades ditas primitivas são, neste sentido, sociedades mais simples ou sociedades sem Estado. A ausência de Estado nas sociedades primitivas não equivale a uma ausência do político; "a sociedade primitiva - diz Clastres - exerce um poder absoluto e completo sobre tudo o que a compõe.

No que respeita a designação de sociedades primitivas, acontece que as conotações ideológicas e etnocêntricas aliadas ao termo primitivo (“ mentalidade primitiva" ou "pré-lógica" de Lévy-Bruhl) fizeram da expressão sociedade primitiva uma noção caduca. Daí que outros termos tenham sido propostos, como sociedade (e mentalidade) "arcaica", sociedades "sem escrita", "pensamento selvagem" (Lévi-Strauss). De fato, as sociedades que foram designadas de primitivas caracterizam-se por serem sociedades baseadas na oralidade, não dotadas de práticas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com