TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre O Texto "Diálogos Das Grandezas Do Brasil" Por José Antonio Gonsalves De Mello

Monografias: Trabalho Sobre O Texto "Diálogos Das Grandezas Do Brasil" Por José Antonio Gonsalves De Mello. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 2

O texto é um diálogo entre Alviano e Brandônio. Neste diálogo, Alviano e autor de perguntas sobre os mais diversos temas acerca da Colônia no período de séculos XVI e XVII, tais como: questões agrárias, orçamentárias, estruturais e organizacionais das Capitanias. É conceito predominante no texto o fato de as terras do Brasil serem perfeitamente agriculturáveis. Brandônio explica que “infinidade de estacas de diversos paus metidos na terra cobram raízes , e , em breve tempo, chegam a dar fruto”. Num primeiro momento do texto, se exploram características do plantio da Cana de açúcar e as Capitanias responsáveis pelas maiores quantidades de Açúcar exportado. Num segundo momento, a discussão se volta ao tema do Descobrimento e do Império Lusitano : além de atribuir-se ao Descobrimento um caráter puramente intencional, disserta-se sobre as demais conquistas lusitanas no Oriente , bem como o fato de importantes governantes orientais terem jurado fidelidade à coroa Lusitana.Posteriormente, Alviano afirma que, apesar das grandezas do império lusitano, em terras brasileiras essa expansão não é satisfatória.

Num momento posterior, o foco do diálogo se torna as Capitanias, notadamente as três mais importantes. Brandônio fornece a localização das Capitanias e algumas características importantes para o entendimento das mesmas. Sobre a Paraíba, afirma ser fertilíssima e produtora de grandes quantidades de açúcar nos seus engenhos, o que lhe conferiria o terceiro lugar em grandeza e riqueza entre as demais Capitanias. Também destaca o fato de a Capitania da Paraíba ser “de Sua Majestade” , enquanto as outras são de “senhorio”. A próxima capitania a ser analisada é a de Pernambuco. Brandônio afirma que é muito grande a riqueza e abundância desta Capitania, o que lhe garante uma grande fama. Também cita a grande fortuna que a Coroa Lusitana recolhe em impostos e dízimos da capitania de Duarte Coelho.

A próxima capitania a ser analisada é a da Bahia. Após a descrição da localização dessa capitania, Brandônio descreve sua importância para a colônia, por ser sede do aparato governativo/administrativo do Brasil. Afirma, também, que esta é uma capitania “de Sua Majestade”. O discurso subseqüente passa pelas riquezas e problemas da terra; algumas questões religiosas e indígenas. Depois de discorrer sobre os assuntos envolvendo a Capitania da Bahia, o texto ruma ao sul da colônia : Espírito Santo, Ilhéus, São Vicente e Porto Seguro.

No caso particular de São Vicente, Alviano se admira com o fato de não haver exploração efetiva da mineração na capitania. Segundo ele, esta é uma riqueza que traria muita diferença às finanças da Coroa e importância ao Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com