TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Paul L.

Trabalho Escolar: Trabalho Sobre Paul L.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Fatos interessantes da vida de Paul F. Lazarsfeld

Ele veio para a sociologia através da sua especialização em matemática e métodos quantitativos, participando de várias primeiros estudos quantitativos, incluindo o que foi possivelmente o primeiro estudo científico dos ouvintes de rádio, em 1930-1931.

Com uma formação inicial em Matemática, Lazarsfeld emigrou, nos anos 30, para os Estados Unidos. Tinha entretanto concluído, em Viena, dois estudos sociológicos: Juventude e trabalho (1931) e Os desempregados de Marienthal (1934).

Professor na Universidade de Columbia, funda o Bureau of Applied Social Research, onde propõe, demarcando-se da Escola de Chicago, do marxismo e da Escola de Frankfurt, um novo estilo de sociologia: burocrática, profissional, comercial, padronizada, técnica e empírica.

A sua obra, extensa e variada, percorre disciplinas tais como a Sociologia, a Psicologia Social, a Ciência Política, as Ciências da Comunicação e a Metodologia das Ciências Sociais, deixando um legado incontornável ao nível dos estudos do marketing, da publicidade, da propaganda, da opinião pública, das atitudes e da metodologia das Ciências Sociais, designadamente no que se refere à análise de conteúdo, à análise de dados e à conceptualização.

Preferencialmente estudou o meio rádio e os mecanismos de influência social do meio, através de um trabalho empírico que lhe permitiu relacionar o nível educacional da audiência e influência do rádio.

Sociólogo austríaco e especialista em comunicações, passa a ser um dos fundadores da Análise Sociológica Americana sobre os meios de comunicação e, em particular, os seus efeitos sobre a formação da opinião pública. A avaliação da recepção é feito a partir de uma consideração audiências segmentadas e não como um todo uniforme.

Grandes interesses de Lazarsfeld foram baseados na metodologia da pesquisa social e o desenvolvimento dos institutos de formação e investigação nas ciências sociais. Devido à originalidade e diversidade de suas idéias, sua energia e magnetismo pessoal, seu estilo único de colaboração com alunos e colegas, e a produtividade dos institutos de pesquisa que ele estabeleceu, sua influência sobre a sociologia e investigação social – tanto nos Estados Unidos e na Europa – foi profunda. Seus colaboradores e alunos aprenderam muito com ele e muito contribuiu para sua fama.

Em 1955 ele publicou com E. Katz pessoal Influence: O papel desempenhado pelas pessoas no fluxo de homem de comunicação, o resultado de uma investigação que reitera e aperfeiçoar os mecanismos de análise da influência da mídia sobre os líderes de opinião a todo o público , feito em uma pequena cidade do Meio-Oeste americano.

A crítica de sua obra, o empírico dominante confrontou outras abordagens teóricas e Frankfurt longe do núcleo e as correntes críticas do pensamento europeu e americano, que o acusaram de contradição entre o pensamento político progressista e prática em pesquisa para serviço de empresas comerciais e institucionais.

Lazarsfeld morreu em 1976. Ele tinha um filho, Robert Lazarsfeld , agora um professor de matemática na Universidade de Michigan, que publicou uma positividade em Geometria Algébrica (Springer), em 2004.

Fatos interessantes da Época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com