TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teoria da Historia

Por:   •  1/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Principais Obras:

O autor Alexis de Tocqueville é o que podemos chamar de “intelectual porco-espinho” Esta nomenclatura é proveniente de uma lírica grega feita pelo poeta Arquíloco de Paros esse fragmento dizia o seguinte: “A raposa conhece muitas coisas, mas o porco-espinho conhece apenas uma de grande valor”. [1]Este fragmento do poeta grego ficou muito conhecido e foi adaptado por várias vertentes das ciências humanas. Na História, o historiador britânico Isaiah Berlin utilizou essa lírica para dividir os intelectuais em duas vertentes: o intelectual raposa que analisa diversas temáticas diferentes ao longo de sua carreira; e o intelectual porco espinho que passa a vida analisando uma única temática complexa de maneira aprofundada. (Berlin, 1953)

 Ao longo deste trabalho, será perceptível como Alexis de Tocqueville se encaixa perfeitamente na segunda vertente proposta por Berlin. Foi em 1831, que o autor francês viajou para os Estados Unidos estudar sobre o sistema penitenciário americano. Através dessa viagem, Tocqueville conheceu o tema que estudaria ao longo de toda a sua vida: A democracia. Abordando esta temática, sua primeira obra é publicada em 1835 de nome: “A democracia na América”, é neste primeiro livro que o autor começa a mostrar sua característica marcante que estará presente em toda sua obra: Analisar as sociedades colocando a política como fator principal, especialmente o fator democrático.

Para Tocqueville, o grande fato da nossa época é o avanço da democracia. Devido a esse fator, ele se propõe a analisar a Democracia americana, criticando-a em pontos frágeis. Visto que para Tocqueville, a democracia é uma forma de sociedade que tem como princípio a igualdade, logo aspectos desiguais são profundamente criticados pelo autor, como por exemplo a escravidão e a ditadura da maioria. (Tocqueville, 2019)

Em suma, para o autor ao longo de seu primeiro livro é perceptível que a Democracia americana, apesar de ter seus pontos frágeis, se mostra uma forma de sociedade com potencial para se tornar uma democracia liberal, forma de sociedade considerada a ideal para Tocqueville. Nesse sentido, uma vez que o autor analisou uma democracia bem estabelecida com potencial positivo, ele decide então analisar uma sociedade com um modelo democrático que não possui esse fator liberal e que se mostra o oposto do que é encontrado na América.

É nesse contexto que Alexis de Tocqueville publica sua segunda obra fundamental: O Antigo Regime e a Revolução em 1856, onde ele analisa a França e a sua grande Revolução, que apesar de acelerar os ideais democráticos em outros países, esses ideais não se perpetuam no próprio país de origem. A tese do autor apresentada em sua obra de 1856 é de que a Revolução Francesa, apresenta muito mais continuidade do que rupturas em seu sistema político e que apesar, dos ideais revolucionários buscassem acabar com o poder centralizado do absolutismo, acaba fazendo o oposto, aprofundando ainda mais essa centralização de poder. (Tocqueville, 2017)

Referências

Berlin, I. (1953). The Hedgehog and the Fox. Princeton Universty Press.

Tocqueville, A. (2017). O Antigo Regime e a Revolução . São Paulo: Edipro.

Tocqueville, A. (2019). A Democracia na América. São Paulo: Edipro.


[1] In Poesia de 26 séculos - De Arquíloco a Nietzsche. Trad. de Jorge de Sena.  Porto, Edições ASA, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com