TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de História e Teoria da Educação Física

Por:   •  13/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina:     História e Teoria da Educação Física

Tarefa:  atividade do ciclo 1,da 6ª semana

Nome:Leidiane Ricardo Mendes Pedro

RA: 8028241

Turma: DGEFL1701

Parecer do Tutor:

Ana Martha De Almeida Limongelli

                                   

Com base nas leituras propostas na Unidade 1 e no Capítulo II de Castellani Filho (2010), responda às seguintes questões:

  1. Na pré-história as manifestações de atividades física predominante era caminhar,correr, saltar, nadar e lutar. Por  seres nômades os seres humanos da pré-história dependiam do ato de se movimentar  para se deslocar em busca de alimentos,onde precisavam usar o uso da força , velocidade e resistência para sobreviver e com ás constantes migrações em busca de uma nova moradia.Em um segundo momento quando passaram a manusear objetos e a desenvolver as técnicas rudimentares de cultivo da terra e a domesticação dos animais , deixaram de ser nômades para fixar moradia. Além das atividades praticadas em função da sobrevivência, as danças e os jogos em equipe são considerados atividades físicas significativas para o homem na Pré-história.
  2. Na Grécia, as atividades físicas serviam à formação integral dos homens, e os Jogos Olímpicos provavelmente foram o maior legado desse povo à humanidade que influência até os dias de hoje . Um exemplo dessa influência  dentro da escola é a prática de vários esportes que surgiram  nos Jogos Olímpicos que permanecem até hoje como, por exemplo ,as corridas e a natação entre outros . Assim , como antigamente os povos se reuniam para a celebrações  do jogos ,hoje em dia ocorre o mesmo , onde diferentes nações se unem e confraternizam para celebrar a realização dos Jogos Olímpicos , tendo assim um papel social com a sociedade , onde ocorre a inclusão das pessoas .                                                            
  3. Por quê , com a ascensão da Igreja Católica, que só encorajava as atividades que conduzissem o homem à busca pela vida celestial, as atividades físicas passaram por um período de profunda decadência, sobrevivendo,apenas ,por meio da cavalaria,que se desenvolveu e adquiriu grande importância , especialmente porque contava com o apoio da igreja que fortificou-se ao ser transformada em religião livre  , assim o cristianismo foi responsável pela desvitalização das atividades físicas .  De acordo com Oliveira (1983) o total descaso pelas coisas materiais estabelecia um absoluto divórcio entre o físico e o intelectual. O ideal da educação cristã realizava-se por meio da mortificação do corpo para alcançar a vida eterna. A Igreja condenava os jogos e as manifestações públicas romanas.
  4. No Renascimento  as manifestações das atividades físicas volta a ser realizadas porém, torna-se assunto dos intelectuais. Inspirado na obras da Antiguidade Clássica o movimento humanista voltou a valorizar o belo, resgatando a importância do corpo. As atividades físicas tornam-se assunto dos intelectuais, numa tentativa de reintegração do físico e do estético às preocupações educacionais (OLIVEIRA, 1983). Voltadas para o Ensino Superior, as atividades físicas foram cultivadas principalmente nas cortes. A Educação Física introduz-se nos currículos elitistas e exercícios físicos como salto, corrida, natação, luta, equitação, jogos com bola e dança, transformaram-se em prioridades para o ideal da educação cortesã.
  5. Na Idade Moderna as atividades físicas são manifestadas pelos movimentos ginásticos europeus e pelo esporte moderno,nos quais se destacam os métodos ginásticos alemão,o sueco , o nórdico e o francês e o modelo esportivo inglês. Com o objetivo de preparar a população para defender  seus países nas guerras que aconteciam na Europa por questões territoriais e de poder surgem os movimentos ginásticos , esses métodos foram criados e desenvolvidos  , e  implementados nas escolas  para a preparação dos jovens para lutar em defesa do seu país. Já o modelo esportivo inglês por ficar fora do continente europeu e por possuir uma poderosa marinha não precisou adotar nenhum dos métodos ginástico ,contribuindo assim nas modalidades esportivas praticadas por equipes e com bola conhecidas atualmente.
  6. Oficialmente , a inclusão da Educação Física no Brasil aconteceu por meio do sistema escolar em 1851, com a reforma de Couto Ferraz . No ano de 1854 a ginástica passou  a ser obrigatória no ensino primário e a dança no secundário ,depois em  1882  outra reforma foi realizada ,Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica obrigatória nas escolas para ambos os sexos.Primeiramente a educação física escolar  teve influência dos médicos e o conceito de higiene que visava á saúde e formação de hábitos de higiene dos alunos , depois as escolas passou a ter como base os métodos ginásticos europeus que teve  forte conotação militar usando a educação física  para formar e preparar os jovens para defender seu país em combate e guerras.

Referências: CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 18. ed. Campinas: Papirus, 2010.

IMPOLCETTO, F. M. Introdução à História e Teoria da Educação Física. Batatais: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (331.8 Kb)   docx (258.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com