TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de HIS

Por:   •  8/6/2015  •  Artigo  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

HIS460 - TRABALHO

  • Segue a minha parte do trabalho:

O documento estudado foi escrito na época colonial do Brasil, quando Portugual passa a povoar e centraliza a economia  na produção açucareira das novas terras brasileiras.

Nessa época,  Portugal enfrentava um processo de expansão marítima, com o objetivo de descobrir novos mercados fornecedores de matéria-prima, inserindo assim as terras brasileiras no mapa mundial como uma possibilidade de enriquecer mais ainda a metrópole portuguesa. Porém, esse objetivo essa ocultado por uma intenção mais nobre de conversão e salvação das almas dos nativos por meio da fé. Com a formação de povoados e a centralização da economia chegaram ás terras brasileiras o primeiro governador-geral, Tomé de Souza, que ficou encarregado de gerenciar a colônia e suas capitanias, e em sua companhia chegaram os primeiros Jesuítas, dando inicio á a educação formal no Brasil.

Os Jesuítas eram padres integrantes da Companhia de Jesus, e defendiam uma postura cristã católica. Para manter e disseminar os dogmas e crenças da igreja católica, as aulas eram ministradas pelos Jesuítas e tinham um processo educacional que buscava a conversão e conquista espiritual dos indígenas, colonos e seus descendentes.

No começo a atividade educacional concentrava-se na catequese e na conversão dos índios ateus, mais tarde incluiu-se a educação de colonos e o ensino da leitura e da escrita, com o objetivo de aumentar o conhecimento dos textos e dogmas católicos. Com o passar do tempo, o trabalho de disseminação da fé feito pelos Jesuítas já abrangia além dos índios, os colonos, senhores do engenho e escravos, que passaram a se considerar os filhos da Companhia da Jesus.

Um fator que facilitou a adaptação e o sucesso da catequese foi a rápida aprendizagem daa linguagem dos indígenas  pelos Jesuítas, o que os permitiu criar gramáticas, textos e pequenas peças de teatro que auxiliavam na conversão dos povos. Porém, os Jesuítas enfrentavam dificuldades a encontrar os índios mais reclusos, criando assim os “ Soldados de Cristo”, que iam contra as condições da natureza e a cultura nativa para a construção de escolas-modelo e a propagação da fé cristã.

Com o rápido aumento da atividade educacional dos padres, foi criado um plano de estudos com o objetivo de padronizar o ensino, atender as diversidades de capacidade e interesses, ensino do português  e da doutrina cristã. Esse plano foi chamado de Ratio Estudiorum...  (aí já entra a parte de quem vai falar do plano de estudos, que não sou eu.)

Ps . mandei digitado porque devo atrasar um pouco, ai não quero atrasar o trabalho de vocês tbm)

Lais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com