TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Historia Relatório 2° Reinado

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Marcos Rogério Ambrosius Filho

Matheus Napolitano De Oliveira

Thiago Guedes Da Silva

N°: 24, 28 e 38

2S14

Trabalho de Historia

Relatório 2° Reinado

São Bernardo do Campo

Colégio Singular

Relatório de Historia 2UL 

Após analisar os documentos e as aulas observamos que o segundo Reinado iniciou-se com a declaração de maioridade de Dom Pedro 2°, realizada no dia 23 de julho de 1840. Na época, o jovem imperador tinha apenas quinze anos de idade e só conseguiu ocupar o poder executivo nacional graças a um bem arquitetado golpe promovido pelos grupos políticos liberais. Até então, os conservadores dominaram o cenário político nacional. Antes do novo regime monárquico, o período regencial foi caracterizado por uma política conservadora e autoritária que guiou diversas revoltas no Brasil. As disputas políticas do período e o desfavorecimento promovido em torno do poder de Dom Pedro 2,° permitiram que Dom Pedro 2° viesse ao poder.

 

Para contornar as rixas, Dom Pedro 2° contou com a criação de ações, capazes de agradar os dois grupos políticos da época. Liberais e conservadores subiam ao trono para auxiliar o governo de 4 em 4 anos. Ao mesmo tempo em que se distribuíam ministérios, o rei era protegido pelos amplos direitos do Poder Moderador. Talvez de maneira inesperada, esta ação assegurou um período de relativa estabilidade. No entanto, esse bom desempenho conviveu com situações delicadas provindas de uma economia internacional em plena mudança.O tráfico de negros era sistematicamente combatido pelas grandes potências, tais como a Inglaterra, que buscava ampliar seus mercados consumidores por aqui. A partir da segunda metade do século XIX, movimentos abolicionistas e republicanos ensaiavam discursos e textos favoráveis a uma economia mais dinâmica e um regime político moderno e inspirado pela onda republicana liberal. Após o fim da Guerra do Paraguai, foi possível observar as primeiras medidas que indicaram o fim do regime monárquico. A estranha mistura entre o moderno e o conservador ditou o inicio de uma republica desprovida de qualquer apoio.

Após analise dos fatos com a produção do filme barão de Mauá, ligamos alguns fatores, como o fato do fim da guerra do Paraguai, a inicialização da indústria devido à revolução industrial, onde as indústrias principalmente inglesas queriam se instalar no Brasil,  

A industrialização principalmente ocorre devido um dos precursores Barão de Mauá que visava o comercio externo e as novas indústrias no Brasil, a alta da bolsa de valores também é um fato que se liga com o que estudamos no período do segundo reinado.

Barão de Mauá, como nos conta a história criou o Banco do Brasil que foi uma grande influencia no período de D.Pedro 2º. O Brasil caminhava para a industrialização, com a 1ª ferrovia criada em terras brasileiras, criando também produção de navio a vapor, estradas de ferro e comunicações telegrafas. Mais esses grandes feitos incomodou os aliados de D.Pedro 2º, pois Barão queria tornar um país que não precisava do Império para se desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com