TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIRA, Tavares. História do Rio Grande du Norte

Resenha: LIRA, Tavares. História do Rio Grande du Norte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Resenha  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS - FAFIC

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA - DHI

DISCIPLINA: HISTÓRIA DO RN I

PROFESSOR: DR. LEMUEL RODRIGUES DA SILVA

RESENHA

LIRA, Tavares. História do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto Histórico e

Geográfico do Rio Grande do Norte, 1920.

MOSSORÓ/RN

2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS - FAFIC

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA - DHI

NOME DO AUTOR

Este trabalho será entregue para a obtenção da nota parcial referente ao 3° requisito avaliativo da disciplina de História do Rio Grande do Norte I, ministrada pelo professor Dr. Lemuel Rodrigues da Silva.

MOSSORÓ/RN

2012

LIRA, Tavares. História do Rio Grande do Norte. Natal: Instituto Histórico e

Geográfico do Rio Grande do Norte, 1920.

Augusto Tavares de Lira (1872-1958) nasceu no Rio Grande do Norte, na cidade de Macaíba. Seguiu carreira como historiador, embora tenha se formado Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade do Recife. Republicano militante fez parte dos três poderes constituídos. No Executivo, elegeu-se Governador do Estado, Ministro da Justiça, Ministro da Aviação e Obras Públicas e Ministro da Fazenda. No Legislativo, foi Deputado Estadual, Deputado Federal e Senador da Republica. No Judiciário, Ministro e Presidente do Tribunal de Contas da União. No Ateneu em Natal, atuou como professor e pesquisador em história, lugar aonde teve carreira ascendente.

Como membro do IHGB, foi incumbido de escrever sobre a história, geografia e etnografia do estado, ao final, transformou seus estudos em livro, História do Rio Grande do Norte (1921). Neste mesmo período auxiliou a escrita da história do Rio Grande do Norte empreendida por Rocha Pombo durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil. Esse auxílio impediu que ele próprio se tornasse o primeiro historiador do estado.

Após a morte de seu sogro Pedro Velho, projetou-se na política, transformando-se em uma figura de importante liderança política na região. No entanto, seu envolvimento afetivo com os grupos políticos locais tornou sua obra impregnada por interesses, influências e relações de poder. A análise de sua escrita deve, portanto, levar em conta o lugar de onde este autor escreveu, seu contexto político e as relações de poder nas quais se inseria. Enfim, os caminhos que o motivaram a defender determinadas opiniões em detrimento de outras.

Assim como a obra de seu contemporâneo Rocha Pombo (1920), a História do Rio Grande do Norte produzida por Lira é uma obra que busca uma síntese da História Regional. Busca abarcar a história local como um todo, utilizando como fonte principal a revista do IHGB. Sua narrativa foi construída em torno da família Albuquerque maranhão, pois, considerando que o estado carecia de uma identidade própria, Tavares utilizou sua escrita carregada pelo tradicionalismo da época para cristalizar o grupo familiar do qual fazia parte na soberania do poder local. Por isso, sua escrita privilegiou a figura de Pedro Velho sempre o apresentando em sua obra como o principal representante do progresso eda renovação do panorama político local.Contudo, é sabido que não havia esta demasiada centralidade nas mãos dos Albuquerque Maranhão, pois havia outros discursos locais silenciados por ele.

Um dos pontos mais relevantes na história política desenvolvida por Lira é o momento no qual descreve detalhadamente a instauração da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com