TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de História Tema: A Espanha de Franco

Por:   •  30/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de História

Tema: A Espanha de Franco

- Resumo

   Este trabalho tem como objetivo falar sobre a Espanha de Franco, um período que marcou a história espanhola e mundial. Para isso serão abordados os seguintes temas: quem foi Francisco Franco, antecedentes e fatores que contribuíram para o Franquismo, o início do Regime de Franco e seus ideais, o fim do Franquismo e finalmente os resultados e as consequências deste regime.  Como foi dito a cima, antes de falar sobre a Espanha de Franco, propriamente, será abordada a história de Francisco Franco Bahamonde, o Líder deste regime fascista que se instaurou na Espanha de 1939 até 1976.

- Francisco Franco

   Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco y Bahamonde, nasceu em 4 de dezembro de 1892 em Ferrol, um município que fica no noroeste da Galiza, uma comunidade autônoma da Espanha.

    Até os doze anos, Franco estudou em uma escola particular na Espanha, coordenada por um padre católico. Porém, seguindo a mesma linha de carreira de seu pai e de seu avô, Franco foi para uma escola naval, com o objetivo de ingressar na carreira militar, especificamente na marinha. Permaneceu nesta escola somente até 1907, devido ao corte de gastos realizado pelo governo, que na época havia suspendido a formação de novos cadetes na academia naval. Devido a isso, Franco, já com 15 anos, decidiu se matricular na academia militar de Alcázar, situada em Toledo, local onde se formou três anos depois.

   De 1912 a 1917, Francisco serviu em uma companhia bélica do Marrocos Espanhol, combatendo nacionalistas marroquinos. Em 1923, se casou com Carmen Polo y Martínez Valdés. Alguns anos depois, retornou para Marrocos, e em 1925 se tornou o General mais jovem de toda Europa, com apenas 33 anos. Ele ficou em Marrocos até 1926, o que o proporcionou diversas promoções e prêmios por seus méritos.

   Entre 1928 e 1931, Franco foi escolhido para dirigir a academia militar de Saragoça. Em 1931, com a implantação da República, em que o Rei Afonso XIII foi deposto, Franco foi afastado de seus cargos militares e enviado para um posto perto de Ferrol. Além disso, foi encerrada a academia que antes dirigia. Porém, em 1933 voltou ao seu cargo militar, quando as forças de direita ganharam as eleições.

   Em 1934 reprimiu uma revolta esquerdista em Marrocos, enviando tropas para lá, deixando muitos mortos e milhares de presos. Enquanto isso, cada vez mais aumentava a desordem na Espanha, causada tanto pela esquerda quanto pela direita.

   Em 1935 se tornou Chefe do Estado-Maior Central do Exército, e em 1936 o partido de esquerda venceu as eleições, fazendo com que Franco e outros militares conversassem sobre um possível golpe de estado. Franco foi então direcionado para comandar um posto nas Ilhas Canárias, algo pensado para que ele ficasse distante das decisões do governo.  Porém, ainda em 1936 ele retomou seus ideais, após a morte de José Calvo Sotelo, um radical monarquista. Com apoio de Hitler e Mussolini, Franco voou para Marrocos trazendo tropas de volta para a Europa. Com isso ele deu início a Guerra Civil Espanhola.

   Em 1937 ele se uniu aos Falangistas da Falange Espanhola, um partido político da Espanha com ideais totalmente Fascistas. Esta guerra durou até 1939 e com isso Franco deu início a um regime fascista, um período denominado de “A Espanha de Franco”. Franco morreu em 20 de novembro de 1975, em Madri, após uma doença que o perseguia por anos. Isto enfraqueceu seu regime, que acabou de vez em 1976.

- Antecedentes e fatores que levaram ao Franquismo

   No século XX houve paz na Espanha. O país havia ficado com uma parte menor na partilha da África, sendo apenas o Sahara Ocidental, Marrocos Espanhol e Guiné Equatorial. A monarquia perdia cada fez mais força, devido as grandes perdas que o país teve durante a guerra do Rif. Além disso, era um período marcado pelo autoritarismo do governo de Miguel Prime de Rivera. Todos esses fatores contribuíram para o estabelecimento da Segunda República Espanhola. Isso deu mais liberdade ao país, dando autonomia política a algumas regiões e dando direito ao voto para mulheres. 

   Isso possibilitou a existência de partidos, surgindo então partido de direita e partido de esquerda. Porém, o surgimento desses partidos deu início a um período marcado pela violência e desordem.  Foi quando o partido de esquerda ganhou nas eleições que surgiram os problemas mais preocupantes. Militares começaram a levantar ideias de um possível golpe, pois os ideais do governo iam contra aos ideais dos militares, principalmente Francisco Franco, que era totalmente contra o comunismo. Isso desencadeou na Guerra Civil Espanhola. Com o apoio dos Falangistas, partido espanhol com ideais fascistas, e o apoio de Hitler e Mussilini, os militares foram vitoriosos na Guerra Civil, dando início ao período denominado Franquismo, ou Regime de Franco.  

- Início do Franquismo

   A Guerra Civil Espanhola foi um conflito entre os falangistas, apoiados por Hitler e Mussolini, e a frente popular, formada por sindicatos, partidos de esquerda e por partidários da democracia. Ela aconteceu entre 1936 e 1939 e levou a um grande número de mortes e à contração da economia espanhola.

   Logo após esta Guerra Civil Espanhola, com a vitória dos falangistas, uma ditadura militar foi instaurada. Essa ditadura, liderada pelo General Francisco Franco, tinha como fundamentos o antiliberalismo, o anticomunismo e o nacional-catolicismo.

   Tratava-se de um governo apoiado pela Igreja Católica e pelos líderes fascistas que apoiaram os falangistas na guerra civil. Foi um governo que se manteve pela perseguição de seus inimigos políticos e pela propaganda, enaltecendo o seu líder e ainda, após a Segunda Guerra Mundial, pelo financiamento dos EUA durante a Guerra Fria.

   O início do regime de Franco pode ser dividido em duas fases:

   -Falange e Estado Totalitário (1939-1945): Uma fase na qual a Falange ocupa os principais ministérios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com