TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Da Aula Tema 3 Do Ava

Casos: Trabalho Da Aula Tema 3 Do Ava. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

________________________________________

Aula tema 3 – Desenvolvimento Econômico da China

Atividade 3

TURMA - 4º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO

________________________________________

SÃO PAULO

2014

Introdução

A proposta desta atividade é mostrar o desenvolvimento econômico da China e como se tornou a potencia que é nos dias atuais. Aqui apresentaremos os principais pontos de seu crescimento, em qual posição encontra-se hoje diante da economia mundial, seus hábitos, condições de trabalho, suas importações e exportações.

O Crescimento Econômico na China

O crescimento econômico da China deu-se por reformas feitas em sua economia, pois após tomar a liderança do país em 1978 Deng Xiaoping introduziu reformas que mudariam gradativamente a estrutura econômica do país. Deram ênfase ao setor agrícola aumentando sua produção e diminuindo as taxas pagas pela produção aumentando assim a renda familiar da população. A reforma no setor industrial veio na metade dos anos 80, quando se permitiu a entrada de empresas estrangeiras para complementar as estatais existentes, trazendo liberação de preços, salários e autorização de retenção de lucros como incentivo as que tivessem bom desempenho. Dadas às reformas, o mercado estrangeiro sentiu-se atraído para novos investimentos e dando lugar às joint ventures aumentando assim o desenvolvimento em tecnologia e infraestrutura, como produção de energia, transportes e novas vagas de trabalho.

Conhecida no passado como o gigante adormecido, a China despertou e está crescendo rapidamente e com isso afetando indústrias do mundo todo. Seu impacto na economia dos Estados Unidos e de sua região sudeste trouxe transformações na política econômica e nas práticas comerciais regionais e nacionais. De 1980 a 2004 o Produto Interno Bruto (PIB) da China registrou uma média de crescimento real de 9,5%, se tornando a sexta maior economia mundial. No comércio mundial sua participação passou de 1% em 1980 para quase 6% em 2003, tornando-se em 2004 a terceira maior nação a negociar em dólares, ficando atrás dos Estados Unidos e da Alemanha, logo à frente do Japão. Mas mesmo com tanto crescimento e transformações econômica ainda boa parte de sua população encontra-se na pobreza.

PIB per capita da China atualmente

Em 2013 o crescimento do PIB da China apresentou crescimento lento comparado aos últimos 14 anos, Seu PIB de 7,7% no ano de 2013 comparado ao de 2012 foi o mais baixo desde 1999, ficando ainda a cima da meta do governo chinês que era de 7,5%.

IDH

Seu Índice de Desenvolvimento Humano foi o que mais cresceu desde 1980, o número mais recente de seu crescimento é 0,233 em 26 anos, isso devido ao grande crescimento econômico o qual teve efeito principalmente sob a renda per capita, sendo este um dos cálculos feitos pelo IDH.

Concentração de renda

A desigualdade de renda dada na China começou em meados dos anos de 1980, entre moradores da zona rural e da cidade, devido não poderem migrar de uma região para outra, ou seja, os camponeses acabam não usufruindo dos mesmos avanços que os moradores das cidades intensificando assim a desigualdade de renda entre a população. Os principais fatores de concentração de renda da China são: a geografia chinesa, os investimentos externos diretos e centralizados nas zonas costeiras e o legado de algumas instituições socialistas.

Condições de Trabalho

Por ser o país mais populoso do mundo com cerca de 1.200 milhões de habitantes, e devido ao grande investimento em tecnologias e inovações para ganho de mercado sua população torna-se uma grande massa de mão de obra barata, principalmente nos setores de tecidos, automóveis e eletrônicos, seu grande forte industrial. As condições de trabalho são precárias e muitas desumanas, a taxa de rotatividade de funcionários é causada devida á problemas de saúde por excesso de trabalho. O alarde foi dado quando houve greves nas fábricas da Honda e a inúmeros suicídios na Foxconn, pertencente ao grupo Hon Hai Group de Taiwan, produtora de peças para Dell, HP e Apple.

Educação e hábitos de consumo da população da China

A China consiste em grande maioria de sua população rural devido ao predomínio da agricultura, cada família só pode ter um filho, anticoncepcionais são gratuitos o aborto também incluindo sendo obrigatório para o segundo filho. O infanticídio também é comum devido sua cultura de que filho homem é mais forte, varão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com