TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho escravo

Por:   •  1/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

UMA VISÃO GLOBALIZADA

Nova Redação 1:

Como tudo começou -  O trabalho Escravo é muito antigo, fazendo-se até uma comparação com a existência humana. Em princípio sabe-se que estava associado às guerras em quase todos os povos. E os vencidos eram feitos escravos, na Grécia, Roma, e também entre os Incas e os Astecas.

Sabe-se que nessas remotas épocas os guerreiros vencidos se tornavam propriedade do vencedor. As pessoas também se tornavam propriedade do seu credor quando não podiam pagar as suas dívidas (vendiam a sua pessoa e até mesmo seus filhos e familiares). Praticavam também o rapto dessas crianças para servirem de trabalhadores escravos. Na Grécia antiga sabia-se que 15% eram de pessoas livre e outras 85% de pessoas escravizadas. As atividades como: Agricultura, Comércio e Construção Civil empregavam essa mão de obra escravizada. Pode-se dizer que essas sociedades baseavam-se sobre o trabalho escravo.

Tinham-se o seguinte pensamento dessa época: Abolir a Escravidão era mesma coisa (Equivaleria) acabar com o trabalho Assalariado de nossos dias (A SOCIEDADE PARARIA DE FUNCIONAR).

Revolução Industrial - Sabemos que aconteceu na Inglaterra-Século XVII. (Foi um processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica). Saiu à energia humana pela motriz e o trabalho doméstico pelo sistema fabril. Mas as condições de Higiene e Saúde eram muito precárias, e as atividades eram feitas sem condições nenhuma de segurança (a mortalidade entre esses trabalhadores eram grande) O sucesso desse processo teve como base a exploração da mão de obra escrava, oriunda de países como: Índia, e alguns outros países do Continente Americano. Os operários da época eram tratados sem direitos a nada (Jornadas de Trabalho excessivas, não existiam intervalos regulares, empregavam-se crianças, os salários pagos eram ínfimos, não dava para nada, uma verdadeira exploração Capitalista sem precedentes, caracterizando um verdadeiro trabalho escravocrata oriundo de diversas condições ilegais e repudiáveis para o ser humano).

Trabalho Escravo no Mundo -  Dados estatísticos revelam recentemente que quase 36 milhões estão sujeitos a essa mazela social, onde existem 167 países contribuindo para esse fato estatístico. Estudos revelam que em certos países o trabalho escravo é até considerado normal do ponto de vista socioeconômico, impondo situações de extrema pobreza e precárias condições de sobrevivência. Mas estudos e pesquisas nos revelam que melhorias estão sendo feitas nesse sentido. Sabe-se também que esses fatores estão ligados, a fatores culturais-históricos e tradicionais desses países. (A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS, DA SEGURANÇA E SAÚDE DESSES TRABALHADORES E TRABALHADORAS, FISCALIZAÇÕES, AJUDA GOVERNAMENTAIS, INTEGRAÇÕES DE ESTUDOS E OUTRAS) estão sendo pondo em prática.

NO BRASIL

Nova Redação 2:

Colonização -   O Trabalho Escravo no Brasil foi mais contundente até a abolição-1888-Foi duro, Massacrante e Injusto – Era obrigatório, sem direitos e sem remuneração – Subumano, Alimentação de baixa qualidade, roupas velhas e sujas, alojamentos precários – Muitos desses trabalhadores não resistiam e morriam de doenças ou ACIDENTES DE TRABALHO=que eram muito comuns na época. Não possuíam nenhum direito trabalhista e eram comercializados como mercadorias. Muitos desses trabalhadores se revoltaram e fugiram, e aonde vieram a se unir para reivindicarem melhorias mais tarde.

Revolução Industrial no nosso País -  Na chamada revolução industrial que aconteceu na Inglaterra, no Brasil ela se deu da seguinte forma: O Brasil era colônia de Portugal, e sofreu com os efeitos do Pacto Colonial, imposto pela Coroa Portuguesa. Em nosso País ela se deu no final do século XIX e começo do século XX. O Grande Desenvolvimento foi na Década de 1930 e 1940. Tivemos relevantes pontos positivos. Mas vamos nos atentar ao tema sugerido: O Trabalho Escravo, e pegando o link, os pontos negativos correlacionados, foram: Trabalhadores Explorados sem Direitos Trabalhistas Respeitados, uso de mão de obra desqualificada e consequente exploração, não cumprimento de Jornada de Trabalho, Leis Trabalhistas, Falta de Segurança nas Fábricas, Exploração decabível da mão de obra para um aumento da produção, e demais. Mais o que foi mais relevante foi a Exploração da mão de obra INFANTIL (crianças), logo na primeira Etapa da Industrialização: Eram crianças Órfãs, Abandonadas, Crianças de Famílias em estado de Miséria, onde os Supostos Empresários da Época Tiveram a Inescrupulosa Ideia de usar essas Crianças para trabalharem nas Indústrias, como mão de obra (A Verdadeira Exploração Infantil e o Trabalho Escravo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com