TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos

Pesquisas Acadêmicas: Trabalhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  1.527 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 – Uma das bases da Polícia Comunitária é a aplicação de metodologias para estruturar a resolução de problemas junto com a Comunidade. O conceito de problema para a Polícia Comunitária possui um contexto diferente do aplicado na polícia tradicional, muito mais voltada para a ação reativa aos crimes ocorridos. Com base nos conceitos de problema apresentados observe a comunidade onde você vive ou trabalha e relacione pelo menos 5 situações que representem problemas, sob a ótica da Polícia Comunitária. (3,0 pontos)

R: Observando a comunidade onde moro as 5 situações que representam problemas sob a ótica da Polícia comunitária são: Roubo de residências, medo subjetivo do crime, consumo de drogas ilícitas, violência de gangues e roubo de veículos.

Questão 2 – Segundo estudos realizados nos Estados Unidos e no Canadá a diminuição no tempo efetivo de resposta não influencia na probabilidade de prender o delinquente ou na satisfação dos cidadãos envolvidos. Analise esta afirmação sob a ótica do modelo de Polícia Comunitária, elaborando uma análise crítica entre 10 a 20 linhas. (3,0 pontos)

Questão 3 – “Fazendo um paralelo com a prática policial brasileira, fica evidenciado que no Brasil a polícia se filia ao modelo Latino e pratica, prioritariamente, os postulados da escola de polícia anglo-saxônica”. Tomando por base a frase acima, analise o modelo policial brasileiro e liste as principais características que permitem classificá-lo tanto no modelo Latino, quanto no modelo Anglo-Saxônico. (4,0 pontos)

R: As polícias brasileiras são alinhadas ao padrão francês, fruto de sua história relacionada aos portugueses, que da mesma forma sustentam aquele modelo de polícia. Inclusive foram os membros da Revolução Francesa os pioneiros na divisão dicotômica entre Polícia Militar (polícia preventiva e ostensiva) e Polícia Civil (polícia de investigação e judiciária), modelo que dominou a Europa nos séculos XVII e XVIII e

que hodiernamente é adotado pelo Brasil. O modelo apontado como ideal é aquele em que um mesmo organismo policial exerça ações de prevenção, repressão imediata e mediata após a prática de qualquer crime, por meio de apuração e investigação da autoria e materialidade dos delitos de sua competência, tornando os procedimentos mais harmônicos, ágeis e desburocratizados, aperfeiçoando assim o funcionamento da persecução penal. As principais características que permitem classificá-lo no modelo latino

e também pode ser classificado no modelo anglo-saxônico pois o foco desta escola de polícia é a identificação da autoria do crime para punir o criminoso. Em assim sendo, busca especializar-se na investigação criminal, no combate ao criminoso e na severa sanção a quem tenha cometido uma infração à legislação vigente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com