TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória Histórica Brasileira: Faces Do Período De 1960 A 1980 Sob O Enfoque Das Políticas Sociais E Do Desenvolvimento Do Serviço Social.

Ensaios: Trajetória Histórica Brasileira: Faces Do Período De 1960 A 1980 Sob O Enfoque Das Políticas Sociais E Do Desenvolvimento Do Serviço Social.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO........................................................................................................10

5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa será abordada fatos reais da história da construção das políticas sociais no Brasil. Onde aspectos históricos teóricos e metodológicos da construção das políticas sociais e direitos sociais atendem ao interesse das classes baixas. Aborda o capitalismo, aspecto relevante da Constituição Federal de 1988 e enfatiza a reforma constitucional. Caminhos percorridos até a conquista de direitos, processo de redemocratização.

DESENVOLVIMENTO

O surgimento da política social foi acontecendo de forma gradual e diferenciada entre os diversos países; tendo sua origem no capitalismo, destina-se, prioritariamente, à classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos. Encontra-se legislada e controlada pelo Estado e se mantém subordinada à política econômica.

Origem Colonial:

O Brasil de 1500 a 1822, a pesar da unidade territorial, lingüística, cultural e religiosa, era um país baseado na monocultura, no latifúndio e no escravismo cuja população era majoritariamente analfabeta. A garantia dos direitos civis e políticos praticamente inexistiam para a imensa maioria do povo brasileiro.

A Independência:

A proclamação da independência em 1822 inaugura a era dos direitos políticos na sociedade brasileira, mas a escravidão foi o grande empecilho para os desenvolvimentos dos direitos civis e políticos no Brasil. A igreja e a sociedade cumpriam papel assistencial. A trajetória continua em 1824 a Constituição garante o direito de voto aos homens (exceto a mulher) que foi conquistado em 1937. Em 1934-1945 tempos de conquistas legislação trabalhista, apenas para os incluídos no mercado de trabalho, a carteira de trabalho era oferecida como identidade, salário mínimo.

Ditadura Militar

No Brasil, no período de 1961 a 1964 é visto, de certa forma, com certa peculiaridade em decorrência dos rumos políticos que o país tomou a partir de então. Jânio Quadros de personalidade autoritária e conservadora praticava um populismo com a imagem de político excêntrico, demagogo, habilidoso e imprevisível, além de ostentar atitudes de moralismo. Com a crise é restabelecido o presidencialismo e as reformas de base se constituíram no centro do programa político reformista de Jango: reforma agrária, reforma do sistema bancário, do sistema tributário, do processo eleitoral, reforma administrativa, da legislação a respeito do capital estrangeiro e da remessa de lucros.

Constituição

Na década de 1980 e 1990 o país enfrentou uma ampla agenda de reformas no que se refere à ação social no Brasil. A constituição lançou a base para uma expressiva alteração da intervenção social do Estado alargando o arco dos direitos sociais e o campo da proteção social sob responsabilidade estatal.

DIRETAS JÁ:

O acontecimento final do governo general João Figueiredo, foi a campanha pelas Diretas Já em 1984. Uma coisa maravilhosa, na qual praticamente o país inteiro tomou parte, lutando pelo direito de votar em presidente. Nos últimos comícios, no Rio de Janeiro e em São Paulo, reuniram-se milhões de pessoas. Foram as maiores manifestações de massa na história do Brasil.

Política social origem e função:

A intervenção do Estado conhecida como medida de políticas sociais consistia na implantação de assistência social, de prestação de serviços sociais, que contemplava uma diversidade de informações e ações, como adoção, internamento, reabilitação, consultas médicas, atendimento psicossocial, reinserção social. As medidas jurídicas também eram compreendidas como política social; por exemplo, a proteção do consumidor e a normatividade dos procedimentos educativos. Além dessas, também eram consideradas medidas de políticas sociais a construção de equipamentos e de subsídios. As políticas sociais são classificadas e definidas conforme suas especificidades e seus objetivos imediatos, como curativas e preventivas, primárias, secundárias e terciárias, terapêuticas e promocionais. É fundamental considerar a evolução das políticas sociais e como se mudam as categorias que denominam a clientela na tentativa de melhor significá-las. Como exemplo, os menores delinqüentes passam a ser denominados menores carentes. Mudam-se as denominações, mas não alteram as propostas das instituições. Nesse contexto, a população parece vislumbrar medidas sociais menos repressivas e mais humanas. Nessa etapa da sociedade capitalista, a humanização, manifesta-se pela preocupação com os direitos humanos, com a valorização humana, com a igualdade de oportunidades, com a melhoria da qualidade de vida e com a dívida social. Os aparelhos estatais governados pela classe dominante parecem feitos para subjugar, submeter o proletariado, exercendo a função de reproduzir a subordinação das classes dominadas. Embora os estados sejam ideológicos são também repressivos. A política social articula os movimentos sociais de trabalhadores com as formas de reprodução impostas pela valorização do capital e pela manutenção da ordem social. As políticas sociais são alternativas governamentais, compostas por planos, projetos e programa de intervenção para cada área ou campo, como educação, saúde, assistência, lazer etc. as políticas sociais se referem a ações implementadas pelo Estado com enfoque na proteção social visando à diminuição das desigualdades recorrentes do capitalismo. É necessário compreender a trajetória da política social, tanto exigências versus necessidades, problemas da integração social versus problemas da integração sistêmica, a elaboração política de conflitos de classe versus a elaboração de crise do processo de acumulação. Um marco da política social se respalda nos períodos em que se podem observar efetivos progressos na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com