TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o ambiente educacional afeta a qualidade da escola, o treinamento dos alunos

Pesquisas Acadêmicas: Como o ambiente educacional afeta a qualidade da escola, o treinamento dos alunos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

PRIMEIRA ETAPA 4

SEGUNDA ETAPA 5

CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Na oportunidade deste estudo, veremos como ambiente educativo influencia na qualidade da escola, no aprendizado dos alunos.

A realidade nas escolas, as modificações que ocorrem diariamente, inovações, mas que ao mesmo tempo passam despercebidas. A forma que essas inovações surgem através de quais quesitos.

Os problemas apontados por profissionais, e aspectos importantes que incluem desde a recepção das crianças na escola e todo tempo que ele passam no ambiente escolar.

Quem escolhe trabalhar em sala de aula tem a obrigação de educar, transmitir conhecimento, para isso é importante conhecimento especialização e nesse quesito, vemos através de pesquisas a importância da psicologia nesse processo de conhecimento e melhor desempenho do professor.

VISITA A ESCOLA

A escola visitada é o Centro de Educação Infantil Sonho Infantil atende alunos de 0 meses a 6 anos de idade está localizada na rua Tiradentes, n 1075 bairro Nossa Senhora de Lourdes, Campos Novos - SC

• Perguntas:

1. Tenho 27 anos de serviço e trabalho na escola desde que inaugurou dia 14/09/12, sou formada em educação infantil, séries iniciais e ensino médio. Pós-Graduada em Psicopedagogia.

2. A recepção das crianças é importantíssima, pois o professor precisa ter vínculo com a criança para melhor andamento das atividades posteriores. A alimentação precisa ser bem orientada por ser um cardápio com cinco refeições e diferenciados por faixa etária, o sono é feito de acordo com a necessidade da criança.

Face a esta realidade a parte pedagógica acontece desde o primeiro momento que a criança participa da escola do berçário I, 0 meses ao pré II 6 anos, perfazendo atividades voltadas aos projetos desenvolvidos por faixa etária, a música a literatura infantil, artes plásticas, linguagem, matemática estimulação e brincadeiras.

3. Que houvesse mais uma sala por faixa etária, para não sofremos tanta pressão pelos pais até de outros bairros que querem colocar seus filhos em nossa escola, citada como modelo em funcionamento e estrutura. Mas sabemos que o MEC não permite mais Centros de Educação Infantil maiores e sim com esta capacidade de crianças.

AS MULTIFACETAS DA ESCOLA

A inovação escolar ocorre diariamente, mas na maioria das vezes passa por despercebida, a educação em si age de maneira uniforme seguindo as regras normalmente. A ampliação e a modificação ocorrem de forma positiva, facilitando na área da educação. Os ensinamentos abrangem todo um contexto disciplinar, que se modifica com os acontecimentos do momento. A escola é uma das instituições mais resistentes as mudanças, está havendo uma revolução silenciosa em escolas inovadoras, que a muitos grupos de professores, profissionais competentes e alunos realizando experiências fantásticas, que a escola está mudando com novos projetos e uso criativo da tecnologia, também encontramos bons exemplos para comprová-lo. Tudo está acontecendo ao mesmo tempo, o atraso, a burocracia e a inovação. Há atraso a burocracia e a inovação. É importante ter uma visão realista, mas não desesperançada, destrutiva. Apostar mais nas mudanças, em novas possibilidades que se concretizam, do que no pessimismo, corrosivo. A educação é um processo de toda a sociedade, não só da escola, que afeta todas as pessoas, o tempo todo e em qualquer situação pessoal, social, profissional e através de todas as formas possíveis. Toda a sociedade educa quando transmite ideias, valores, conhecimento. Família, escola, meios de comunicação, amigos, igrejas, empresas, internet todos educam e ao mesmo tempo são educados, isto é aprendem sofrem influências e adaptam as novas ideias. Pela primeira vez na história percebemos que a educação não acontece só durante um período determinado de tempo maior ou menor, mas ao longo da vida de todos os cidadãos.

A psicologia na educação possibilita a criança a aprender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles tem a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Tratam de buscar consolo em seus semelhantes, não concebe a vida em isoladamente, entendimento, justificava e fundamenta a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas se façam de um modo mais ético, eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.

A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

Assim a psicologia da aprendizagem, aplicada a educação e ao ensino busca mostrar como, através da interação professor/alunos e entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura.

O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor/alunos-objeto de estudo, que levam a apropriação do conhecimento. De maneira geral, portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel preponderante que nela tem o adulto. Estas considerações, em conjunto, têm serias implicações para a educação procedem-se, na aprendizagem, do social para o individual, através de sucessivos estágios de internalizações, com o auxílio de adultos ou de companheiros mais experientes.

O outro pressuposto é que a psicologia da aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece.

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com