TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Três Lagoas

Tese: Três Lagoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 5

Três Lagoas é a quarta cidade mais populosa e importante do estado e é o 25° município mais dinâmico do Brasil. A cidade apresenta uma razoável distribuição de renda e não possui bolsões de pobreza. Possui uma população de 109.633 mil habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul. Com o quarto maior PIB mais de 2,8 bi do MS em 2010 e situada em um entroncamento das malhas viária, fluvial e ferroviária do Brasil, possui acesso privilegiado às regiões Centro Oeste, Sudoeste e Sul do país e a países da América do Sul, e está dividida em cinco municípios. Possui uma área total de 50.494,468 km². Fazem parte do município de Três Lagoas as seguintes subdivisões: distritos Arapuá e Garcias e arredores Aguá Clara; Chapadão do Sul( região Oeste); Brasilândia (região Sul); Inocência; Selvíria( região Norte); Estado de São Paulo (região Leste).

Indústria

Três Lagoas corresponde, atualmente, por 50% do volume de exportação industrial do estado de Mato Grosso do Sul, sendo os principais itens a celulose e o farelo de soja. A importação também segue crescente, devido à demanda necessária para a produção das indústrias instaladas no Município, tendo como principais produtos de consumo industrial os materiais têxteis, cereais e siderurgia.

A Cidade possui quase 3 mil empresas instaladas e 54 indústrias de grande e médio porte. Três Lagoas também é conhecida industrialmente pela sua potencialidade logística, possuindo três modais (hidrovia, ferrovia e rodovia).

Três Lagoas é o polo industrial do estado de Mato Grosso do Sul, apesar de não ser a maior em volume econômico, com o segundo maior PIB Industrial do Estado.

O processo industrial que a Cidade vem vivendo mostra que Três Lagoas – apesar de ser considerada a rainha da celulose - não ficará dependente desta matéria prima, pois tem em seu Distrito Industrial a maior fábrica brasileira de refrigeradores e em breve terá a maior indústria da América Latina de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3) da Petrobras, além da produção e exportação de cabos de fibras óticas de alta tecnologia previsto para o final de 2013.

Em 2010, Três Lagoas foi considerada a 25ª cidade mais dinâmica do País. O desenvolvimento industrial e empresarial são fruto de um trabalho desenvolvido pela Administração Municipal, planejado com o intuito de trazer emprego e renda para a população.

Comércio

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, paralelo ao crescimento industrial da Cidade, desenvolve projetos de fortalecimento do comércio e serviços. O planejamento foi realizado com base no desenvolvimento social local, a população - antes sem emprego – faz parte agora do quadro de funcionários das indústrias. Assim, a família três-lagoense adquire renda, que é revertida para o desenvolvimento do comércio e serviços, desenvolvendo o fluxo econômico da Cidade, e gerando ainda mais emprego e renda.

Indo além neste desenvolvimento, a Administração Municipal fez parcerias importantes com o Sistema S, da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e desde 2009 promove encontros entre pequemos empresários e grandes indústrias através de rodadas de negócios, fomentando a economia local.

O Código de Posturas do Município também legisla sobre várias questões neste desenvolvimento. Em Três Lagoas há uma Lei específica para ambulantes e itinerantes.

De acordo com a Lei, os ambulantes são comerciantes que circulam pelas vias públicas sem ponto fixo. A estes é permitido apenas a comercialização de alimentos e bebidas não alcoólicas, desde que atendam às exigências da Vigilância Sanitária, além de produtos de fabricação artesanal. O comércio ambulante é permitido das 7h às 18h.

Já os itinerantes são aqueles comerciantes que necessitam de um estacionamento para a comercialização dos produtos, como é o caso dos “lancheiros”. Este comércio é permitido apenas em locais previamente indicados pelo Poder Público, sendo proibido o comércio nos canteiros centrais da cidade. Para os itinerantes só é permitido o funcionamento das 18h às 6h.

Esta regulamentação não deixa que o comércio fique concentrado em apenas uma região de Três Lagoas, dando segurança e qualidade aos consumidores.

Para a comercialização dos produtos é necessário que os interessados tirem uma licença especial no Departamento de Fiscalização da Prefeitura, localizado na Rua Paranaíba, n° 196, nas proximidades da Orla da Lagoa Maior. O não cumprimento do Código de Posturas sujeitará o comerciante a multa de 100 UFIMs.

________________________________________

Três Lagoas é o centro do chamado Bolsão Sul-Matogrossense, região rica em arrecadação de impostos do estado de Mato Grosso do Sul e cuja principal atividade econômica é a pecuária. Com a crise no setor, no entanto, a indústria e o turismo despontam como alternativas ao município e à região. Segundo o IBGE, Três Lagoas tem um total de 1.497 estabelecimentos comerciais e 323 indústrias de transformação. Na indústria do turismo, por sua vez, Três Lagoas faz parte da chamada Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

Crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)

Ano PIB (R$) PIB per capita (R$)

1999

403.766.000,00 5.139,04

2000

444.703.000,00 5.575,45

2001

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com