TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tutela Antecipada

Trabalho Universitário: Tutela Antecipada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  5.508 Palavras (23 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 23

Este artigo apresenta uma visão geral e tópicos acerca da história da França.

As culturas mais antigas são as do paleolítico (50000-8000 a.C.), que deixaram rica herança artística de pinturas rupestres, como as de Lascaux.

Os gregos, no século VII a.C., estabeleceram uma colônia em Marselha e negociaram com o interior através do vale do Ródano. No século V a.C. a cultura de La Tène se estendeu do leste da Gália a todo o resto do mundo celta.

As fronteiras da França moderna são muito semelhantes às fronteiras da antiga Gália, território habitado pelos gauleses, de origem celta. A Gália foi conquistada pelos romanos no século I a.C., e os gauleses acabaram por adoptar a cultura e a língua latinas. Em 121 a.C., os romanos ocuparam Marselha, a que chamaram Massilia, e fundaram outros assentamentos no interior, que constituíram a base territorial da província romana da Gália Narbonense. Júlio César conquistou o resto da Gália entre 58 e 51 a.C., consolidando o poder romano.

Território francês de 985 a 1947. Em verde ganhos de territórios e em vermelho perdas.

Apesar de a monarquia francesa ser muitas vezes datada do século V, a existência da França como país costuma ser fixada no século IX com o Tratado de Verdun, que definiu a partilha do Império Franco de Carlos Magno nas porções ocidental, central e oriental (a central foi absorvida pelas outras duas). A parte oriental pode ser considerada a origem histórica da Alemanha; já a parte ocidental formou o país que viria a ser conhecido como França.

Índice [esconder]

1 Pré-História

2 Os Celtas e os Lígures

3 A Gália Romana

4 As Invasões dos Bárbaros

5 Os Francos

5.1 Os Merovíngios

5.2 Os carolíngios

5.3 Carlos Magno

5.4 O Renascimento Carolíngio

5.5 Os Últimos carolíngios e os Normandos

6 Hugo Capeto

7 Filipe Augusto

8 Idade Média e Moderna

8.1 A Guerra dos Cem Anos

8.2 Os Valois e os Bourbons

9 Idade Contemporânea

9.1 Revolução Francesa

9.2 Napoleão Bonaparte

9.3 As Revoluções de 1830 e 1848

9.4 Século XIX

9.4.1 A Segunda República e o Segundo Império

9.4.2 A Terceira República

9.5 Século XX

9.5.1 A França de Vichy e a França Livre

9.5.2 A Quarta República

9.5.3 A Quinta República

9.6 Século XXI

10 Ver também

Pré-História[editar]

Pinturas rupestres em Lascaux.

Ver artigo principal: Pré-história da França

Os primeiros povoadores da França são grupos nômades que se dedicam à caça e à colheita: desenvolvem ferramentas de pedra, inicialmente lascadas e depois polidas; adotam paulatinamente a vida sedentária no momento da revolução neolítica, que se caracteriza, entre outras coisas, pela domesticação dos primeiros animais e pelo surgimento da agricultura; constroem cabanas e se estabelecem em pequenas aldeias; pintam cenas mágicas nas paredes das cavernas onde se refugiam frequentemente. Ao pé do monte de Solutré (centro da França), foram descobertos restos de milhares de cavalos selvagens presos em currais durante as gigantescas caçadas organizadas por estes caçadores pré-históricos, que enfrentavam também animais como os mamutes.

Os Celtas e os Lígures[editar]

Soldados gauleses.

Ver artigo principal: Gália Céltica

Vindos do norte, os novos colonizadores celtas trazem consigo as técnicas da metalurgia, da olaria, da fabricação do vinho e sua conservação em barris. Os lígures viviam frequentemente em casas construídas sobre estacas à margem dos lagos. A arte celta reproduz animais de maneira estilizada em objetos pequenos como jóias e fivelas. Até o século III a.C., a França abarca uma multidão de povos ou etnias gálicas dirigidas por chefes militares (os reis) ou religiosos (os druidas).

A Gália Romana[editar]

Ver artigo principal: Gália Romana

O imperialismo romano encontra rapidamente a resistência gálica encabeçada por um carismático chefe, Vercingetórix. Finalmente, este tem que render-se ante Júlio César depois do sítio de Alésia para evitar que seus homens pereçam de fome. A Gália se converte em uma província romana e é então que se desenvolvem as características de uma civilização refinada que muitas cidades francesas ainda conservam: banhos públicos, aquedutos, fontes teatros…

As Invasões dos Bárbaros[editar]

Ver artigo principal: Migrações dos Povos Bárbaros

Entre os anos de 406 e 420 d.C., o Império Romano cede por todas as partes às pressões dos bárbaros do Norte e do Leste. A França é invadida pelos burgúndios, vândalos, visigodos, ostrogodos e, finalmente, pelos francos. No entanto, o sistema imperial permanece na aparência, e os administradores romanos recrutam bárbaros como mercenários. Estes últimos são os que permitem resistir à expedição dos hunos, encabeçada por Átila, que conduz suas tropas às portas de Paris. Os defensores da cidade são animados por Santa Genoveva. Os hunos foram detidos nos campos catalônicos.

Os Francos[editar]

Ver artigo principal: Francos

Clóvis, neto de Meroveu, chefe de um novo grupos de francos que utilizam uma arma particular, a francisca, derrota o último exército romano estabelecido na Gália; os germanos e os burgúndios são também rechaçados; os visigodos são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com