TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO DE DESCONSTITUIÇÃO DE DÍVIDA C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E TUTELA ANTECIPADA

Trabalho Universitário: AÇÃO DE DESCONSTITUIÇÃO DE DÍVIDA C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E TUTELA ANTECIPADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2013  •  2.928 Palavras (12 Páginas)  •  1.997 Visualizações

Página 1 de 12

EXMO. SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DO ____ JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE RECIFE / PE

CARLOS DE SOUZA, brasileiro, casado, comerciante, portador do documento de identidade RG n º 111, e inscrito no CPF/MF sob o n º 222, residente e domiciliado à Rua Pacheco, n º 67, bairro Prudente, na cidade de Recife/PE, CEP nº 333, por intermédio de XX advogada infra-assinada, instrumento procuratório em anexo (doc 1) , com endereço profissional à Rua São José, 25/2º andar, sala 204 – Centro, Recife/PE, onde recebem notificações e intimações, vem perante V. Exª requerer os benefícios da Justiça Gratuita, por ser pobre na forma da lei, e propor a presente

AÇÃO DE DESCONSTITUIÇÃO DE DÍVIDA C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS E TUTELA ANTECIPADA

pelo rito sumário em face da empresa CARTÃO DE CRÉDITO ABC S/A, pelas razões de fato e de direito que passa a expor:

DOS FATOS:

Consta que o autor se dirigiu ao centro da cidade com a intenção de fazer compras, quando percebeu que não mais estava com o seu cartão de crédito na carteira. Surpreso com tal fato, já que costumava colocar a carteira no bolso traseiro de sua calça, imediatamente telefonou para o atendimento ao cliente da operadora do cartão, tendo anotado o nome da pessoa que atendeu a ligação, assim como a hora e o protocolo do atendimento, cópia em anexo (doc. 2), a fim de informar o acontecido e solicitar o seu imediato bloqueio. Em seguida, dirigiu-se à delegacia de polícia onde foi lavrado no ato um boletim de ocorrência, documento em anexo (doc. 3).

O autor sempre efetuou seus pagamentos e honrou seus pagamentos com pontualidade, conquistando sua reputação perante a sociedade.

Tal foi a sua surpresa quando passados 30 dias do ocorrido, recebe em sua residência uma fatura do seu cartão de crédito, cópia em anexo (doc. 4) com despesas indevidamente lançadas e por ele não reconhecidas, no valor de R$ 1.000,00 (mil reais), realizadas em determinado estabelecimento comercial, em uma data posterior ao ocorrido.

Fica evidenciado que o cartão que supostamente foi perdido pelo autor, foi encontrado ou furtado por alguém que se fazendo passar por ele, usou ilicitamente o cartão em benefício próprio.

Com receio de ter seu nome negativado, já que o pagamento não seria efetuado por ele e muito mesmo por quem lhe causou o dano, tentou o autor por diversas vezes resolver o problema junto à operadora do cartão de crédito, sem sucesso.

Ocorre que, conforme temia o autor, além de ter seu nome negativado pelo Serasa, vem recebendo inúmeras cartas de cobranças (doc. 5), posto que a ré não providenciou o bloqueio do cartão após ser devidamente comunicada. O fato está lhe causando sérios problemas e um grande constrangimento, já que mediante a situação em que se encontra, não tem mais crédito, ficando privado de manter suas necessidades do dia a dia.

Mediante a negligência da ré perante o autor, vez que ocasionou um enorme abalo em sua imagem, vê-se o mesmo compelido a ingressar com ação judicial, visando à reparação do erro sofrido.

DA JUSTIÇA GRATUITA

O artigo 4º e o § 1º da Lei 1.060/50 preceitua que basta a afirmação de que não possui condições de arcar com as custas processuais para a concessão do benefício:

“A parte gozará dos benefícios da assistência judiciária, mediante simples afirmação, na própria petição inicial, de que não está em condições de pagar as custas do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo próprio ou de sua família.”

“§ 1º Presume-se pobre, até prova em contrário, quem afirmar essa condição nos termos desta lei, sob pena de pagamento até o décuplo das custas judiciais.”

Sendo apresentado o pedido de gratuidade juntamente com a declaração de pobreza, de acordo com o que diz o artigo 5º da mesma lei, deve V. Exª prontamente deferir os benefícios ao autor.

Doutor Augusto Tavares Rosa Marcacini ensina sobre o tema:

“Nos termos do art. 4º § 1º, da Lei nº 1.060/50, milita presunção de veracidade da declaração de pobreza em favor do requerente da gratuidade. Desta forma, o ônus de provar a inexistência ou o desaparecimento da condição de pobreza é do impugnante.” (Assistência Jurídica, Assistência Judiciária e Justiça Gratuita, Forense, Rio de Janeiro, 1996, p. 100)

Tem o mesmo sentido a jurisprudência do STJ:

“EMENTA: Assistência judiciária. Benefício postulado na inicial, que se fez acompanhar por declaração firmada pelo Autor. Inexigibilidade de outras providências. Não-revogação do art.4º da Lei nº 1.060/50 pelo disposto no inciso LXXIV do art.5º da constituição. Precedentes. Recurso conhecido e provido.

1 Em princípio, a simples declaração firmada pela parte que requer o benefício da assistência judiciária, dizendo-se ‘pobre nos termos da lei’, desprovida de recursos para arcar com as despesas do processo e com o pagamento de honorário de advogado, é, na medida em que dotada de presunção iuris tantum de veracidade, suficiente à concessão do benefício legal.” [STJ, REsp. 38.124.-0-RS. Rel. Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira.

Diante do exposto, requer o deferimento da justiça gratuita, conforme declaração de pobreza anexa (doc. 7), por não possuir o autor condições de arcar com as custas processuais.

DA ANTECIPAÇÃO DA TUTELA

Necessária a antecipação dos efeitos da tutela, vez que o autor se encontra impossibilitado de operar novos créditos, o que está ocasionando um grande abalo financeiro em sua vida e de sua família.

Dispõe o artigo 273 do Código de Processo Civil, que:

“O juiz poderá, a requerimento das partes, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequívoca, se convença da verossimilhança da alegação”.

Completam os incisos I, e II, respectivamente:

“I – haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação; II – fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório do réu”.

É caso do “periculum in mora” ou o perigo da demora, ou ainda perigo do dano que se caracteriza pelo ‘receio fundado, próximo ou iminente, de difícil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com