TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE HISTÓRIA

Monografias: UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE HISTÓRIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Atividade sobre o vídeo 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIA 6

1 INTRODUÇÃO

O mundo contemporâneo passa por um processo de grandes transformações tecnológicas, principalmente na área de telecomunicações em função do avanço da informática. Esse avanço tecnológico traz muitas facilidades para nossa vida e precisamos nos adaptar e aprender a usar essas novas tecnologias.

Com essas novas tecnologias o trabalho do professor pode ficar bem mais interessante e mais proveitoso. A exibição de imagens e efeitos visuais numa aula por exemplo, pode ajudar um aluno com deficiência auditiva a compreender melhor o assunto. Por isso o professor tem que se adaptar a essas tecnologias e sair do método tradicional. O uso das novas tecnologias no ensino de História, aprimora o trabalho do professor e com certeza tem efeitos positivos no aprendizado de seus alunos.

2 DESENVOLVIMENTO

O uso das novas tecnologias nas aulas de História, pode incentivar o aluno a ter mais interesse pelos conteúdo. O uso de vídeos por exemplo, é uma importante ferramenta metodológica que pode ser utilizada pelo professor. É uma maneira de transformar uma aula excessivamente palestrante em uma aula voltada para interação e socialização do conteúdo em sala de aula. Assim ao propor a exibição de um vídeo como discursão do conteúdo perante os alunos, o professor abrirá possibilidades para que eles se insiram no construção do conhecimento, contribuindo assim para enriquecimento do cotidiano escolar.

Neste trabalho proponho a utilização do vídeo: Ciência, Sociedade e Tecnologia na Guerra Fria (http://www.youtube.com/watch?v=iqzjkjH72TY&hd=1), para ajudar os alunos entenderem o contexto da Guerra Fria, e ao mesmo tempo entenderem o surgimento das tecnologias de comunicação sobretudo a internet, que surgiram justamente nessa época para beneficiar os países em conflito. O vídeo mostra a disputa tecnológica entre as duas grandes potências econômicas, políticas e militares do pós-guerra, Estados Unidos e União Soviética. O vídeos mostra a importância da ciência naquele momento para os países em disputa e a corrida espacial, que foi um dos acontecimentos da Guerra Fria. Esse vídeo pode ser usado para explicar para os alunos sobre o surgimentos das tecnologias da comunicação com o avanço da ciência, que aconteceu em função das disputas militares entre essas duas potencias da Guerra Fria, uma vez que cada uma queria inventar novas formas tecnológicas para derrotar a outra.

2.1 ATIVIDADE SOBRE O VÍDEO PROPOSTA AOS ALUNOS

Você acha que a Guerra Fria foi benéfica para o mundo, uma vez que foi durante ela que o homem inventou o mais poderoso meio de comunicação que usamos hoje no mundo todo, que é a internet? Por que?

3 CONCLUSÃO

Neste trabalho tentou-se mostrar como o uso das tecnologias pode contribuir para o professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com