TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUE ABORDEM AUDIOVISUAL

Por:   •  9/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADES PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUE ABORDEM AUDIOVISUAL, EDUCOMUNICAÇÃO E CIBEREDUCAÇÃO.

Audiovisual

Atividade 1 - Essa atividade foi pensada para resolver os problemas que a escola vem enfrentando com relação ao bullying e a inclusão de alunos deficientes.

A atividade visa estimular a conscientização sobre as diferenças, deficiência, exclusão social, relações interpessoais e determinação.

Será apresentado as crianças o filme “Happy Feet - o Pinguim”. Após o termino do filme, haverá uma roda de conversa com o tema “Diferenças a Inclusão Social” na discussão será perguntado por que é importante respeitarmos as diferenças dos outros, e como devemos tratar aqueles que têm alguma deficiência.

Foi pedido para os professores que procurassem o filme, algo que não será muito difícil, pois em sua maioria, na atual instituição, os professores são da geração X e Y. Os da geração X provavelmente vão ás locadoras procurar o filme, e os da geração Y á internet, ambas as gerações não terão dificuldade em achar o filme.

Os alunos não terão dificuldades em entender e apreciar o filme, pois são da geração Z e o filme é de 2006, contem termos e expressões que eles estão familiarizados.

Atividade 2 – Atividade pensada para matéria de Português.

O objetivo desta atividade é ajudar as crianças a reconhecer e memorizar as letras do alfabeto e algumas famílias silábicas de forma lúdica, ajudando também na memória, desenvolvimento da linguagem, foco e expressão corporal.

Deve ser apresentado ás crianças a música “Alfabeto” do Trem da Alegria pedindo para escutarem e cantarem assim que aprenderem a letra. Depois que cantarem será feito um ditado das famílias silábicas que a música fala.

A atividade usa o áudio que será reproduzido em um rádio, algo que as gerações X e Y estão bem familiarizadas, a parte mais difícil será achar a música, que provavelmente só será achada na internet, estimulando os professores da geração X a se familiarizar com esse recurso.

Educomunicação

Atividade 1 – Atividade para elaboração de um Jornal da escola.

Jornal é algo bem comum para as gerações dos professores da instituição (X e Y), porém para os alunos que são da geração Z, esse meio de comunicação não é muito comum, então será uma forma de os alunos serem exposto a esse meio de comunicação que há tempos já foi o mais usado.

O projeto irá explorar muitas matérias como Arte, Português, História etc.

A proposta apresentada aos professores é que os alunos sejam divididos em grupos, os que já estão alfabetizados, os que têm boa coordenação para desenhos e pintura, os com capacidade criativa avançada e etc. Cada grupo ficara responsável por uma área do jornal, aqueles que são bons em desenhos, serão responsáveis pela arte do jornal, os que estão alfabetizados farão textos pequenos (com a ajuda do professor), os alunos criativos vão dar suas ideias, e assim por diante com cada grupo de alunos.

Além de trabalhar a coordenação motora, criatividade, alfabetização e etc. O projeto vai focar no trabalho em equipe, e na experiência e contato dos alunos da geração Z, com os meios de comunicação que hoje não são mais tão comuns.

Atividade 2 – Usando noticiários de TV, filmes, noticiários de rádio, ou vídeos da internet para debater em sala de aula.

Para essa atividade os professores devem escolher um conceito de seu currículo e pedir para as crianças observarem durante determinado tempo em telejornais, filmes, rádio, ou vídeos da internet esse conceito para assim debaterem e sala de aula sobre o assunto em questão.

Exemplo:

Professor Fulano pretende trabalhar na matéria de Geografia a questão de conscientização sobre o uso dos recursos naturais que temos como água, energia e etc. Para isso ele estipula um tempo de duas semanas para os alunos se atentarem a filmes, vídeos da internet, notícias da TV e rádio, e assim absorverem conhecimento para debater tal assunto em sala.

Como a mídia muda conforme os acontecimentos do mundo, o professor deve ter bastante atenção ao pedir o que deve ser pesquisado, para não pedir algo que seja difícil de encontrar no momento, além disso o professor deve pedir aos pais que acompanhem o processo de pesquisa dos filhos e caso seja necessário o professor pode recomendar algum meio de comunicação que esteja mais familiarizado para ajudar os alunos a encontrarem o conteúdo em questão.

Cibereducação

Atividade 1 – Blog da escola.

O objetivo desse projeto é familiarizar os professores da geração X e Y (e os pais) com os recursos do dia a dia das crianças da geração Z.

Sabemos que hoje, por menor que seja a criança, ela já nasce introduzida nesse meio virtual em que vivemos e não demora muito para que a criança de seus primeiros passos no mar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com