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Um estudo a parte mais escura da história para a análise da participação dos funcionários responsáveis pela aplicação da inquisição, em suas raízes e do Brasil Colonial

Relatório de pesquisa: Um estudo a parte mais escura da história para a análise da participação dos funcionários responsáveis pela aplicação da inquisição, em suas raízes e do Brasil Colonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.594 Palavras (15 Páginas)  •  438 Visualizações

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SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 04

1 CAPITULO I – Inquisição, Inquisidores, do Início ao Fim ............................ 05

1.1 – Verdade ou Mentira? ............................................................................... 07

1.2 – As Mulheres e as Penitencias na Era da Inquisição ............................ 08

1.3 – A Acusação Era Equivalente a Culpa ...................................................... 09

1.4 – A Tortura ................................................................................................. 13

2 – CAPITULO II - História da Inquisição no Brasil

2.1 – 15

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................... 16

RESUMO

Observando-se a cumplicidade entre a Igreja Católica e o Estado Português, no intuito de promover uma sociedade ideal na colônia, evitando prejuízos moral e financeiro para a metrópole e sustentando a centralização do poder. Os pecadores e suas práticas, consideradas heréticas pela Igreja, que envolviam o comportamento social e sexual, iam do curandeirismo, judaísmo e qualquer outra que desafiasse o dogma católico, em plena Contra-Reforma. Vemos também o poder e os privilégios eclesiásticos, levando o terror e o medo aos colonos, punindo com rigor e arbitrariedade, e, em muitos casos, atuando em proveito próprio.

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo explorar uma parte negra da historia que analisar a participação de agentes responsáveis pela aplicação da Inquisição nas suas raízes e no Brasil Colonial. Entretanto, tornou-se necessário um estudo sobre as razões que levaram a Coroa Portuguesa a não instituir um Tribunal de Fé em terras brasileiras, a exemplo da Espanha, e as motivações das perseguições de cunho religioso ou não nas terras do além-mar. É também importante citar casos de heresias freqüentes na colônia e de cómo tal comportamento incomodava os poderosos.

No Capítulo 1, buscamos saber Igreja e política régia, estavam juntas em tudo. Fazendo, o pecado se confundir com delito, com poderes para agir em nome do poder régio, com intuito de afastar os impuros, os pervertidos, ou sobre aqueles que ousasse colocar em risco os dogmas da Igreja.

Trata também dos hereges, dos pecados, crimes e delitos assim considerados pela Igreja, trazendo a sanção moral e o sentimento de culpa que se tornariam uma verdadeira arma para se chegar à delação.

Já no Capítulo 2, xxxxxxxxxxxxxxxxx…..

No último capítulo, xxxxxxxxxx

A escolha do tema deve-se à curiosidade e fascinação pelo assunto, que aguça o imaginário e envolveu instituições já consolidadas como o Estado Nacional e a Igreja Católica.

A pesquisa da internet e a leitura das obras como: xxxxxxxx,xxxxxxxxx,xxxxxxxx exxxxxxx, foram fundamentais para confecção desse trabalho.

A linha de pesquisa que vai delimitar teoricamente o tema a ser pesquisado é história e cultura, pois será feito uma análise das visões de mundo por meio do estudo de fenômenos sagrados e profanos, em suas múltiplas manifestações das instituições, neste caso o da Igreja Católica, com suas práticas religiosas.

CAPITULO I

Inquisição, Inquisidores, do Inicio ao Fim

A Santa Inquisição teve início em 1184, em Verona, com o Papa Lúcio III. Em 1198, o Papa Inocêncio III já havia liderado uma cruzada contra os albigenses (hereges do sul da França), promovendo execuções em massa. Em 1229, sob a liderança do Papa Gregório IX, no Concílio de Tolouse, foi oficialmente criada a Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício. Em 1252, o Papa Inocêncio IV publicou o documento intitulado Ad Exstirpanda, que foi fundamental na execução do plano de exterminar os hereges. O Ad Exstirpanda foi renovado e reforçado por vários papas nos anos seguintes. Em 1320, a Igreja (a pedido do Papa João XXII) declarou oficialmente que a Bruxaria, e a Antiga Religião dos pagãos constituíam um movimento e uma "ameaça hostil" ao cristianismo.

Os inquisidores, cidadãos encarregados de investigar e denunciar os hereges, eram doutores em Teologia, Direito Canônico e Civil, informantes, eram muito bem pagos. Quem testemunhasse contra um suposto herege, recebiam uma parte de suas propriedades e riquezas, caso a vítima fosse condenada.

Os inquisidores deveriam ter no mínimo 40 anos de idade. Sua autoridade era outorgada pelo Papa através de uma bula, que também podia incumbir o poder de nomear os inquisidores a um Cardeal representante, bem como a padres e frades franciscanos e dominicanos. As autoridades civis, sob a ameaça de excomunhão em caso de recusa, eram ordenadas a queimar os hereges. Camponeses eram incentivados (ludibriados com a promessa de ascenderem ao reino divino ou através de recompensas financeiras) a cooperarem com os inquisidores. A caça às Bruxas tornou-se muito lucrativa.

As vítimas não podiam conhecer seus acusadores, que podiam ser homens, mulheres e até crianças. O processo de acusação, julgamento e execução era rápido, sem formalidades, sem direito à defesa. Ao réu, a única alternativa era confessar e retratar-se, renunciar sua fé e aceitar o domínio e a autoridade da Igreja Católica. Os direitos de liberdade e de livre escolha não eram respeitados. Os acusados eram feitos prisioneiros e, sob tortura, obrigados a confessarem sua condição herética. A execução era realizada, geralmente, em praça pública sob os olhos de todos os moradores. Punir publicamente

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