TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 5 Estudos Complementares Unip

Dissertações: Unidade 5 Estudos Complementares Unip. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  2.827 Palavras (12 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 12

Questionário Unidade I (2014/2)

Pergunta 1

0,5 em 0,5 pontos

Correta

(Adaptação UFBA/2012) A partir do trecho do texto de Joan Scott, analise as afirmativas e marque V (para as verdadeiras) e F (para as falsas).

"O gênero é um elemento constitutivo de relações sociais fundadas sobre as diferenças sexuais percebidas entre os sexos, e o gênero é um primeiro modo de dar significado às relações de poder. [...] O gênero implica quatro elementos: primeiro, os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e com frequência contraditória) [...]. Em segundo lugar, os conceitos normativos que põem em evidência as interpretações do sentido dos símbolos [...]. [Em terceiro,] as instituições e a organização social, [e, por fim], o quarto aspecto do gênero é a identidade subjetiva.” (SCOTT, 1990, p. 14-15).

A análise do texto e os conhecimentos sobre os estudos acerca do gênero realizados por Joan Scott permitem afirmar:

( ) Na perspectiva de Scott, a construção de gênero é essencialmente um processo de representação social, um meio de decodificar o sentido do mundo, estabelecido, primordialmente, através da linguagem.

( ) O conceito de gênero desenvolvido pela autora baseia-se na valorização das relações de poder – significando que gênero não é apenas o primeiro, mas o mais importante campo de significação do poder na sociedade.

( ) Ao construir um modelo teórico para explicitar o modo de estruturação das relações de gênero na sociedade, essa autora acaba também por oferecer um modelo operativo que desvela não apenas o modus operandi das estruturas de dominação, mas também estratégias de enfrentamento com vistas a uma possível mudança desse contexto.

( ) Para Scott, gênero é uma das principais formas pelas quais o poder político tem sido concebido, legitimado e também criticado, porque, ao tomar como referência a oposição masculino-feminino, cria uma percepção de permanência, de fixidez e de oposição binária.

( ) Quando evoca a importância dos símbolos e dos conceitos normativos, a autora sinaliza para a interconexão entre essas dimensões, pois, para ela, as representações simbólicas precisam ser compreendidas em suas modalidades e remetidas a seus contextos de produção, através de conceitos normativos, divulgados e impostos por meio das instituições.

Resposta Selecionada:

Corretac.

V – F – V – V – V

Respostas:

a.

V – V – V – V – F

b.

F – V – V – V – V

Corretac.

V – F – V – V – V

d.

V – V – V – F – F

e.

F – V – V – F – F

Feedback da resposta:

Alternativa: C

Comentário: ao analisar o texto de apoio, você poderá responder à questão. Sendo que a alternativa falsa é apenas aquela que cita que o conceito de gênero desenvolvido pela autora não se baseia na valorização das relações de poder, mas sim na maneira de dar significado as relações de poder. As afirmativas posteriores estão de acordo com o texto base.

Texto de apoio:

SCOTT, Joan Wallach. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade, Porto Alegre, vol. 16, nº 2, jul./dez. 1990, pp.5-22.

Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A orientação sexual da pessoa é uma opção?

Resposta Selecionada:

Corretab.

Não, a orientação sexual é o modo como as pessoas sentem atração física e/ou emocional por pessoas do mesmo sexo, do sexo oposto, ou por ambos os sexos.

Respostas:

a.

Sim, pois a pessoa pode optar com quer se relacionar.

Corretab.

Não, a orientação sexual é o modo como as pessoas sentem atração física e/ou emocional por pessoas do mesmo sexo, do sexo oposto, ou por ambos os sexos.

c.

Sim, pois é o caminho que indica que você se relaciona apenas com um sexo.

d.

Sim, porque é normal.

e.

Não, porque é uma doença.

Feedback da resposta:

Alternativa: B

Comentário: o próprio termo orientação sexual conota o conceito de que não é uma “opção”. A noção de “opção sexual” é entendida como escolha deliberada e supostamente realizada de maneira autônoma pelo indivíduo, independente do contexto social em que se dá.

Textos de apoio:

BRÊTAS, José Roberto da Silva. “Sexualidades”. All Print. 2011.

LOURO, Guacira Lopes. “Pedagogias da sexualidade”. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). “O corpo educado: pedagogias da sexualidade”. Belo Horizonte: Autêntica, 1999

_____. “Gênero, sexualidade e educação”. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2004 (1. ed.: 1997).

BRITZMAN, Deborah. “O que é essa coisa chamada amor: identidade homossexual, educação e currículo”. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 1, jan./jul. 1996.

Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

Correta

Como a Organização Mundial da Saúde (2002) conceitua a sexualidade?

Resposta Selecionada:

Corretad.

A sexualidade é o aspecto central do ser humano durante toda a vida e abrange o sexo, a identidade de gênero e papéis, a orientação sexual, erotismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com