TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Complementares

Monografias: Estudos Complementares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

Ciência x Religião: duas visões diferentes de mundo - conflitos eternos ou passageiros?

Ciência x Religião é uma questão milenar, discutida entre cientistas e religiosos, onde cada um tem suas próprias reflexões a respeito do mundo, sendo essas reflexões muito fervorosas, não entrando muitas vezes em um consenso, mas sim em conflitos.

A ciência, por exemplo, explica a criação do Universo através de uma gigantesca explosão a cerca de quinze milhões de anos, que ficou conhecida como o Big Bang, Charles Darwin explica a teoria evolucionista, assim como a religião explica a criação do Universo conforme suas crenças e seus preceitos religiosos, segundo a Bíblia, Deus criou a Terra, o céu e os animais e formou o homem do pó a sua semelhança.

Sendo assim sempre houve uma dificuldade no desenvolvimento cientifico por parte da religião e dúvidas por parte da ciência em relação à religião.

Ambas competem pela autoridade sobre a natureza. Sendo que, nos dias atuais a religião está perdendo a guerra, a ponto que a ciência e suas explicações científicas se tornam cada vez mais poderosas.

Ciência e religião são construções humanas que variam com o tempo , variam-se os posicionamentos, ramificações e interpretações, envolvendo uma gama muito grande e complexa de aspectos como políticos e sociais, envolvendo até mesmo relações de autoridade e poder.

As opiniões e os pensamentos ao longo dos anos foram ganhando diferentes posicionamentos e gerando diferentes dúvidas.

Na antiguidade sempre se buscou conhecer os Deuses e a natureza, os gregos, por exemplo, invocavam os Deuses para que eles realizassem o que desejavam. Durante a Idade Média, a igreja detinha o poder de impor que ela era a única instituição que definia a verdade sobre todos os assuntos e bania todos aqueles que contrariavam seu pensamento também aqueles que ousassem buscas novos conhecimentos a respeito do mundo.

Com o tempo a filosofia da natureza desenvolveu métodos próprios de investigação e se tornou institucionalmente laica, independente da igreja. Descartes por exemplo, separou a mente do corpo pela crença racionalista que enfatiza as ideias para se chegar à verdade.

Contudo a Religião é vista como algo ligado à fé, ao subjetivo e a ciência a razão. Por esse motivo a ciência leva superioridade por opinar e investigar a fundo sobre o conhecido e o desconhecido.

Portanto a ciência e a religião são incompatíveis, pois produzem resultados e conhecimentos de formas extremamente diferentes, e ambas são realizadas por seres humanos, então podemos dizer que nenhuma das duas são verdades absolutas, pois sempre estarão sujeitas a erros. Levando-as assim a serem conflitos eternos, pois sempre que haja o avanço da ciência haverá a discussão da religião sobre o mesmo e sempre que a religião tiver algo novo a ser mostrado ou dito a ciência também discutirá sobre o assunto.

Referências bibliográficas

http://historiageralcomgd.blogspot.com.br/2009/07/teorias-evolucionistas-e-criacionistas.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com