TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso linguístico de Andorra

Pesquisas Acadêmicas: Uso linguístico de Andorra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 7

Nome:

Andorra. Andorra, oficialmente Principado de Andorra (em catalão: Principat d'Andorra), e por vezes Principado dos Vales de Andorra (emcatalão: Principat de les Valls d'Andorra), é um pequeno país europeu localizado na cordilheira pirenaica entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França.

Língua:

O principado é o único país do mundo cuja única língua oficial é o catalão,6 embora represente apenas 0,22% do total de catalanófonos da Europa, a maioria deles distribuídos na Catalunha, Valência e Baleares. No seu território também são falados o castelhano, o português e o francês, nesta ordem de números de falantes.

A cultura, a língua e a tradição de Andorra são catalães. A Constituição de Andorra define o catalão com a língua oficial do estado. Outras línguas que se falam no território são provenientes da imigração, por ordem, são essas: castelhano, o português e o francês.

Segundo o Observatório do Centro de Pesquisa Sociológica do Instituto de Estudantes Andorranos (Institut d'Estudis Andorrans), os usos linguísticos de Andorra são os seguintes:

Língua materna Língua habitual

Catalão

38,8% 58,3%

Castelhano

35,4% 37,3%

Português

15,0% 3,5%

Francês

5,4% 2,2%

Fonte: O Observatório do Instituto de Estudantes Andorranos

As outras línguas de menor uso são o galego, o inglês, o árabe e o hindu. Por nacionalidades, têm como língua materna o catalão 64% da população com nacionalidade andorrana e 36% dos residentes com nacionalidade espanhola. Mesmo assim que a língua de uso mais habitual é o catalão, uns 68,7% da população tem a percepção que a língua mais falada é o castelhano.

A oficialidade do catalão num estado independente permite uma certa presença no âmbito internacional. O reconhecimento de Andorra como um país independente pela ONU em 28 de julho de 1993 autorizou o uso do catalão na Assembleia Geral.Andorra também apresentou a primeira música em catalão no festival Eurovision em 2004.

Cultura:

evento mais importante na vida cultural de Andorra é o festival internacional de jazz de Escaldes-Engordany, celebrado durante o mês de julho, onde intérpretes como Miles Davis, Fats Domino e B.B. King já participaram. Na capital, durante as noites de verão de Quintas-feiras, se realiza o Dijous de Rock,9 onde grupos locais e do estado espanhol oferecem concertos ao público.

A Orquestra Nacional de Cambra d'Andorra, dirigida e fundada em 1992 pelo violinista Gerard Claret, celebra um encontro de canto com fama internacional, tendo feito concertos em Espanha, França e Bélgica e participado regularmente no Palau de la Música Catalana.

Em 2004, Andorra participou do Eurovision pela primeira vez representada por Marta Roure. Este feito atraiu a atenção dos meios de comunicação da Catalunha, já que foi a primeira canção cantada na Língua catalã. A canção foi eliminada na semifinal, assim como as composição de 2005 (interpretada por Marian van de Wal), 2006 (interpretada por Jenny) e 2007 (interpretada porAnonymous).

A literatura andorrana tem suas origens no século XVIII. Antoni Fiter i Rossell escreveu um livro sobre a história, o governo e os usos e costumes de Andorra chamado Digest manual de las valls neutras de Andorra em 1748. Essa obra também contem os documentos de Carlos Magno e Luís I, o Piedoso. Atualmente o original se conserva na casa Fiter-Riba, de Ordino, sendo que existe uma cópia no Armari de les set claus de la Casa de la Vall e outra nos arquivos do bispado de La Seu d'Urgell. Posteriormente, em 1763, o pároco Antoni Puig escreveu o Politar andorrà, obra que descreve os privilégios do Principado e as atribuições das autoridades.

Como autores da literatura contemporânea andorrana pode-se citar Antoni Morell i Mora, Albert Salvadó i Miras, Teresa Colom i Pich e Albert Villaró i Boix. Desde o ano passado, alguns desses autores participaram da Feira do Livro de Frankfurt.10 Assim mesmo, o Governo andorrano, junto com editoriais catalãs, convoca anualmente o Premi Carlemany e, desde 2007, o Premi Ramon Llull.

Forma de governo:

Andorra é um co-principado independente desde 1278 e uma democracia parlamentar desde 1993. O poder legislativo é exercido pelo Conselho Geral dos Vales, composto por 28 deputados eleitos para um mandato de quatro anos. Os Chefes de Estado, ou co-príncipes, são o presidente da República Francesa e o bispo de Urgel, da Catalunha. O Chefe de Governo é eleito pela maioria do Conselho Geral dos Vales. Os principais partidos políticos são o PLA (Partido Liberal de Andorra), a AND (Aliança Nacional Democrática) e a IND (Iniciativa Democrática Nacional).

Actualmente, Andorra é o único estado no Mundo em que a forma de governo é uma diarquia, para além de ser a única monarquia constitucional em que o chefe de Estado, neste caso o co-príncipe francês, é eleito democraticamente para uma presidência por cidadãos estrangeiros.

A responsabilidade pela defesa de Andorra cabe à Espanha e à França. Andorra atualmente não possui força militar.

Divisões administrativas[editar]

Paróquias de Andorra.

Ver artigo principal: Subdivisões de Andorra

O território do Principado de Andorra está estruturado em sete divisões administrativas locais, que são conhecidas como "paróquias". São elas:Canillo, Encamp, Andorra-a-Velha, Ordino, La Massana, Sant Julià de Lòria e Escaldes-Engordany. As paróquias são administradas pelos comuns, que representam os interesses locais, aprovam e executam o pressuposto comunal, e que fixam e elaboram as políticas de gestão e administração dos bens e das propriedades comunais. Dispõem de recursos próprios e recebem capital do Estado, com objectivo de garantir a autonomia financeira. A 28 de julho de 1993, Andorra ingressa como país membro 184 da ONU e um ano mais tarde é designado o 33º estado membro do Conselho da Europa.

Ver artigo principal: Geografia de Andorra

Vista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com